Conheça Garopaba, um dos destinos mais concorridos do litoral catarinense

Conheça Garopaba, um dos destinos mais concorridos do litoral catarinense

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2009 as 12

Um dos destinos mais concorridos do litoral catarinense quando o verão chega para valer, Garopaba oferece de tudo um pouco, reunindo os variados estilos de turistas. Por lá, as famílias encontram infra-estrutura e serviços essenciais que garantem conforto e comodidade, enquanto os surfistas deliram com as excelentes ondas da selvagem praia do Silveira. Já a turma jovem marca presença na praia da Ferrugem - bonita e badalada, reúne dunas, mar cristalino e quiosques que lotam dia e noite. Nem mesmo o acesso precário por ruas de terra desanima a galera.

A antiga vila de pescadores, descoberta pelos hippies e surfistas nos anos 70, deixou boa parte do bucolismo para trás, mas preserva ainda algumas ruas de chão batido, a pitoresca igrejinha branca na orla da praia central - sempre tomada por coloridos barquinhos - e o ambiente rústico da praia do Ouvidor. Também intactas estão as gigantescas dunas de Siriú - um deleite para os adeptos do sandboard -, e as trilhas que conduzem a mirantes naturais emoldurados por cenários intocados. Um dos caminhos, com seis horas de duração, leva à charmosa Praia do Rosa, escolhida pelas baleias-francas para procriar e amamentar seus filhotes entre os meses de junho e novembro. O estilo do mundo do surf predomina no comércio de Garopaba. Palco de campeonatos nacionais e internacionais, a cidade conta com diversas casas especializadas em sucos, produtos naturais, pranchas e acessórios, além de uma imensa loja da grife Mormaii, referência quando o assunto é o esporte das pranchas. Quem não faz parte da tribo, encanta-se com os tapetes artesanais produzidos na região ou, ainda, com os objetos de decoração importados da Indonésia.

O que ver e fazer

Curtir a Praia do Rosa

Mais que um belo cenário formado por águas azuis e areias claras emolduradas por costões cobertos por mata nativa, a Praia do Rosa exagera no quesito charme e boa mesa. A apenas 23 quilômetros de Garopaba, o Rosa atrai uma multidão no verão, enquanto no inverno é território exclusivo dos surfistas e de ilustres convidadas - as baleias-francas que chegam para procriar e amamentar os filhotes.

Praias

Além de belas, as praias de Garopaba apresentam sempre um detalhe a mais. Já em Siriú, as surpresas são as dunas de 40 metros que fazem a alegria dos amantes do sandboard; enquanto na praia do Ouvidor é o aspecto selvagem que chama a atenção e recompensa o sacrifício do acesso pouco confortável.

Surfar

Garopaba abriga uma das melhores praias do país para a prática do esporte, a do Silveira. Com ondas fortes e tubulares, perfeitas para manobras radicais, é palco de campeonatos nacionais e internacionais. Também há boas formações nas praias de Gamboa e Vermelha, além da Ferradura, que freqüentemente permite uma brincadeira sobre as pranchas.

Trilhas

Diversas trilhas espalhadas pela cidade levam a praias da região e também a mirantes naturais, como a Pedra Branca. Ao longo dos percursos, as imensas dunas, a vegetação nativa e os cenários paradisíacos afastam o cansaço.

Voo livre

Os saltos de asa-delta e de parapente são feitos no Morro do Ferraz, a 130 metros de altitude e com vista panorâmica. Em março de 2009 foi realizada a primeira edição do Festival de Parapente, que promete fazer parte do calendário de eventos da cidade.

Os cenários são encantadores e há uma diversidade de praias para os visitantes curtirem: Praia da Ferrugem, Praia do Ouvidor, Praia do Silveira, Praia do Siriú, Garopaba, Gamboa, Praia da Barra e Vigia.

Esportes e Escoturismo

Além do surf, que é o forte do local, e o do voo livre, ainda é possível praticar trekking e sandboard.

Tempo e Quando ir

É no verão que Garopaba ganha vida. Os estabelecimentos abrem suas portas e as praias ficam lotadas, sendo a época ideal para quem busca agito e badalação. Para fugir do burburinho, venha na baixa estação e fora de feriados. De junho a novembro, baleias-francas visitam a região e podem ser observadas da Praia do Rosa, a 23 quilômetros.

Como Chegar

De avião O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, a 100 quilômetros

De carro Acesso pela BR-101 até o Km 274 (trevo de Garopaba) e SC-434

De ônibus As empresas Catarinense ( http://www.catarinense-viacao.com.br/ ) e Itapemirim ( http://www.itapemirim.com.br ) servem o litoral catarinense e têm ônibus partindo de algumas capitais do país.

veja também