Conheça João Pessoa, a mais sossegada das capitais nordestinas

Conheça João Pessoa, a mais sossegada das capitais nordestinas

Atualizado: Sexta-feira, 29 Janeiro de 2010 as 12

No title Elas não têm a história ou a diversão do nível de outras concorrentes do Nordeste. Mas é quase impossível não gostar de João Pessoa. É uma cidade pequena e tranqüila, fácil de andar, tem boas praias urbanas e outras faixas de areia ainda selvagens nos arredores, além de ser bem mais barata do que as outras capitais maiores.

João Pessoa costuma ser um tanto ignorada por quem procura férias no Nordeste.O ostracismo turístico, em compensação, foi a responsável principal por manter João Pessoa como a mais sossegada das capitais nordestinas. Aliás, nem parece uma capital. Com cerca de 600 mil habitantes - Maceió está na casa dos 900 mil -, João Pessoa tem astral de cidade do interior.                              

Para ter certeza disso, basta colocar os pés na orla entre 6h e 8h, quando os carros são proibidos de circular na avenida da praia, que se transforma num largo calçadão para caminhadas. A qualidade de vida é um dos pontos fortes em João Pessoa e isso se reflete na simpatia do povo. O pessoense, em geral, é muito receptivo com visitantes. A conversa rola fácil. Você pede uma simples informação e logo ganha um amigo.

Durante o dia, o principal programa em João Pessoa resume-se em curtir a vida boa em praias de águas calmas e mornas. Basta sair do hotel e atravessar a rua.

Uma curiosidade é que as principais atrações ligadas ao mar não ficam propriamente na praia, mais em frente a elas. Em João Pessoa, ninguém perde o passeio ao Picãozinho - onde os arrecifes formam um conjunto de piscinas com água batendo na cintura - e à Areia Vermelha, coisas paralelas, mas q uma ilha de areia, a cerca de 800 metros adiante da Praia de Camboinha. Da terra firme, quem olha em direção da Areia Vermelha vê um inusitado aglomerado de barcos e guarda-sóis em pleno mar.

Parece uma praia de verdade, com direito a barracas e mesas, com a diferença que, quando a maré sobe, a ilha fica submersa e é preciso voltar. Evite ir nos finais de semana, para não disputar o pouco espaço desses locais com os próprios moradores de João Pessoa, que também adoram esses banhos de mar que são os mais originais da região.

veja também