Conheça mais de Garopaba-SC

Conheça mais de Garopaba-SC

Atualizado: Quarta-feira, 14 Julho de 2010 as 2:53

Garopaba é conhecida nacionalmente pela beleza de suas praias e por ser rota das baleias-francas que vêm dar à luz e amamentar os filhotes em suas águas, as mais amenas do litoral catarinense. Com uma população estimada 13.000 moradores fixos e recebe mais de 100.000 habitantes durante o verão. O setor do turismo é a primeira maior fonte de renda da cidade. A alta temporada de Garopaba é constituída por turistas que prestigiam a cidade em busca de sossego, tranqüilidade, festas e muita aventura. Além de contar cerca de 160 pousadas e hoteis todas com ótimas infra-estrutura hoteleira que proporcionam variedade no preço e ótimos serviços, além de muito conforto.

Garopaba é uma enseada que se estende da ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste e norte fazendo limites com o município de Paulo Lopes e ao sul com o de Imbituba. Possui uma área de 111 Km2 de extensão. Situada na região sul do estado de Santa Catarina e distante 79 Km da capital do estado, Florianópolis.

Possui clima mesotérmico úmido, sem estação seca e verão quente, com média anual de 18,3 ºC, mas chegando a atingir temperatura perto dos 40 ºC. No inverno a temperatura pode baixar bastante com media de 10 ºC.

Existem vários rios e lagos em Garopaba são: Rio do Costão da Gamboa, que banha o bairro Gamboa; Rio Siriú, banhando a localidade de Siriú e a Lagoa do Siriú que banha o bairro e a Costa do Macacú; Rio Garopaba, Rio Palhocinha, que desemboca na Lagoa de Garopaba; Rio da Ponte Grande, que banha Encantada e desemboca na Lagoa de Garopaba; Canal do Capão que liga a Lagoa de Garopaba ao Oceano Atlântico. O Rio da Penha que é marco da divisão do município de Garopaba com Paulo Lopes, desembocando no Oceano Atlântico e o Rio Cova Triste que também delimita o território entre Garopaba e Paulo Lopes.

Como Chegar  

A cidade de Garopaba está localizada a Sul do Estado, aproximadamente 75km de Florianópolis. O acesso rodoviário é feito pela BR-101 até Imbituba, seguindo pela SC-434 por mais 15km. O aeroporto mais próximo fica em Florianópolis.

veja também