Conheça mais de São Luís do Paraitinga-SP

Conheça mais de São Luís do Paraitinga-SP

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 10:18

Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté, São Luís do Paraitinga é uma cidade encantadora. Dona de uma arquittura tipicamente colonial, tem seu aspecto histórico-cultural bastante preservado. Festas folclóricas, músicas regionais e o artesanato são alguns dos grandes atrativos turísticos.

Além disso, a cidade está cercada pela Mata Atlântica, possibilitando a prática do trekking e o rafting no Rio Paraibuna, para os adeptos do turismo de aventura. Para o rafting, a melhor época para visitar a região é o verão - entre dezembro e março. Além de o tempo estar mais quente, os rios estão mais cheios. Para quem for fazer o trekking, recomenda-se ir entre abril e maio, quando a temperatura já não é tão alta, e está mais seco.

São Luís do Paraitinga surgiu, junto com mais 30 povoados, para racionalizar a ocupação das terras do vale do Paraíba. Hoje constitui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo. A história está presente pelas ruas e casarões antigos - construídos nos séculos XVIII e XIX - e na memória de seus habitantes. O médico sanitarista Oswaldo Cruz nasceu lá, e é motivo de grande orgulho para os moradores locais.

Informação básica

Parque Estadual da Serra do Mar

São 17 mil hectares de Mata Atlântica preservada e várias trilhas. Três delas estão abertas ao público. A mais interessante é a da Pirapitinga, com 4h de duração, ida e volta. Passa-se por mirantes, pequenas cachoeiras e um trecho do rio onde é possível mergulhar com máscara e snorkel e ver as pirapitingas - peixes de cor azulada que dão nome à trilha. É preciso marcar os passeios com pelo menos uma semana de antecedência, visto que há poucos guias no parque. Para chegar lá, entre no km 78 da SP-125.

Núcleo Santa Virgínia

O Núcleo Santa Virgínia, pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e constitui uma Unidade de Conservação que tem como objetivo principal a pesquisa e o desenvolvimento científico, e a preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica. A região é bastante acidentada e rica em recursos hídricos – repleta de cachoeiras, quedas d’água e riachos cristalinos. São quase 5 mil hectares de vegetação nativa, caracterizada pela exuberância de suas árvores, como o cedro e o jequitibá branco, além da riqueza em samambaias, bromélias e orquídeas raras. Como a área é preservada, são encontradas por lá várias espécies de animais ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a preguiça, a lontra e o macaco prego, entre outros. O Núcleo Santa Virgínia é controlado pela Secretaria do Meio Ambiente. Para conhecê-lo, é preciso uma autorização da coordenadoria do parque. A visitação é acompanhada por monitores, que guiam os grupos pelas belíssimas trilhas do Parque. Localizado no Alto da Serra do Mar, a 1.200 m de altitude. Visitas podem ser marcadas pelo telefone: +55 (12) 271-1480.

Clima

A temperatura média da região é de 21ºC, com máxima de 27ºC e mínima de 12ºC. Os verões são quentes, com chuvas ao final do dia, entre dezembro e março. A época das secas é de junho a outubro – entre o outono e a primavera.

Hospedagem / Restaurantes A cidade possui algumas opções de hotéis e pousadas bem aconchegantes. E os restaurantes fazem questão de servir aos visitantes as especialidades da região, entre elas, o famoso “afogado”.

Saiba mais sobre os estabelecimentos de São Luís do Paraitinga no site oficial da cidade: http://www.paraitinga.com.br/

Sobre hospedagem e restaurantes locais, visite também:

http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/inicio.htm Como chegar Via Rodoviária: para quem vem das cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro, segue-se pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) até Taubaté. De lá, segue-se pela SP-125 (Oswaldo Cruz) que vai até São Luís do Paraitinga.

Serviços

Prefeitura Municipal: +55 (12) 3671-7000

Rodoviária: +55 (12) 3671-1701

Santa Casa: +55 (12) 3671-1299

Agências Bancárias

São Luís do Paraitinga possui agências do Banco do Brasil e do Banespa. Links relacionados www.paraitinga.com.br

www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

www.cidadeshistoricas.art.br

www.zone.com.br

www.explorevale.com.br

www1.folha.uol.com.br

Atrações

Rafting no Rio Paraibuna

São cerca de 6h de descida pelo Rio Paraibuna. A aventura começa no Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Santa Virgínia, e só termina depois de 18 km - entre corredeiras nível II e III. A idade mínima para prática dessa atividade é 12 anos.

Cachoeira Grande

Localizada no km 22 da estrada para Lagoinha, essa queda de 40 m de altura termina no Rio Faxinal. Há uma piscina natural rasa ideal para banhos refrescantes depois de caminhadas pela mata.

Trilha do Piratininga

Esse passeio de 5,6 km margeia o Rio Paraibuna. Durante o percurso passa-se pela Cachoeira das Andorinhas, ótima para banhos, e pelo Salto Grande, um cânion com 10 m de altura. A caminhada tem duração média de 3h30.

Trilha do Poço do Pito

Caminhada de 5h em meio à Mata Atlântica. Quedas d’água, poços naturais e escorregas são as atrações desse passeio.

Eco Expedition Serra do Mar

Trata-se de um roteiro com dois dias de duração, voltado para quem tem bom preparo físico e muita disposição. O passeio inclui um rafting no Rio Paraibuna, 18 km de mountain bike, camping e trilha difícil, com 8h de duração, até o mirante do Pico do Corcovado, com bela vista de todo o litoral Norte paulista. Termina na Praia Brava, na cidade de Ubatuba, e inclui transporte, guias e equipamentos.

Passeio a cavalo

Não há roteiro definido. Os grupos formados decidem se querem conhecer o interior do município ou optar por roteiros noturnos. Os passeios duram de 2h a 4h, mas devem ser agendados com antecedência pelo telefone +55 (12) 3671-2665.

Capela Nossa Senhora das Mercês

Construída em taipa no final do séc. XVII, conserva ainda as características da época. Os sinos são originais, bem como os detalhes no interior da capela: o altar talhado em madeira, a imagem da Santa e os escudos portugueses da época do Brasil colônia.

Casa de Oswaldo Cruz

Casa do século XVIII que serviu de morada ao médico higienista e cientista Osvaldo Cruz. Hoje expõe um pequeno acervo com documentos, fotografias e objetos da personalidade brasileira e de sua família. Foi tombada como Patrimônio Histórico.

Igreja da Matriz

Dedicada a São Luiz de Tolosa, foi construída no século XIX. Tem grande importância na vida religiosa da cidade. Nela, o povo ainda se reúne para os tradicionais festejos que já se realizavam no tempo do Brasil colônia.

Igreja do Rosário

Construída no final do século XIX, tem um muro de arrimo que segue pela Rua do Carvalho e que delimita seu pátio, onde são realizadas quermesses e festas religiosas.

Bica da Pedreirinha

Construção em taipa sobre alicerce de pedras da região. Foi erguida no século XIX e edificada em estilo eclético, predominando o estilo gótico decadente.

Alto do Cruzeiro

Ponto mais alto da cidade, permite que os visitantes tenham uma vista panorâmica de toda a região.

Compras

Artesanato

O artesanato de São Luís do Paraitinga é rico e variado. Destacam-se a cerâmica, na forma utilitária e figurativa, herança legada da cultura indígena e ainda difundida na região; trabalhos em madeira, produzidos manualmente pelos artesãos; a feitura de oratórios e esculturas de caráter religioso e lúdico, como as violas e rabecas; a cestaria, ou trançado, também disseminada em quase todos os bairros do município, com a função utilitária e decorativa; bordado, tricô e crochê, artes tradicionais da região; e a produção de máscaras de papel machê bonecas de pano e palha. Com relação à pintura, observa-se o estilo primitivista, com reproduções em telas de paisagens bucólicas e cenas pitorescas da rotina local.

- Chapéus e bonecos populares

Benito – Rua Monsenhor Ignácio Gioia, 56

Tel.: +55 (12) 3271-1655

- Máscaras de papel machê

Dona Cinira – Rua Cel. Domingues de Castro, 55

Tel.: +55 (12) 3271-1108

veja também