Conheça o arquipélago de Ilhabela

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Conhecida como a Capital da Vela, o arquipélago de Ilhabela é um recanto localizado no litoral paulista que oferece ao turista mais de 40 praias e 300 cachoeiras. Formado pelas ilhas de São Sebastião (a principal), dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores, entre outras, Ilhabela está separada do continente por um canal de aproximadamente 18 quilômetros de extensão. A travessia é feita pelas balsas que saem do município de São Sebastião.

Além da vela, muitas opções de esportes são oferecidas por esse paraíso. O "mar de fora" (a parte da ilha direcionada ao mar aberto) é ideal para a prática de surfe. O mergulho também encontra pontos especiais como as áreas de naufrágios. Há quem diga que existem mais de 100 navios no fundo do mar de Ilhabela. Um dos mais conhecidos é o Príncipe de Astúrias, que submergiu em 1916 próximo da Ponta da Pirabura.

Quando o assunto é água doce, as opções são ampliadas, pois a ilha oferece cerca de 360 quedas d´água. Como é um pouco difícil conhecer todas, prefira roteiros mais tradicionais, como a trilha do Bonete - que leva até a Cachoeira da Lage (a caminhada é de quase 40 minutos). Os praticantes de rapel encontram na queda do Gato, de 70m de altura, o cenário ideal para a atividade. Mas atenção, antes de se arriscar é aconselhável estar na presença de um guia.

Ilhabela oferece praias também para quem procura sossego. Nas águas calmas voltadas para o continente estão as praias urbanas como a Perequê, que fica ao lado do cais da barca, de onde saem também os barcos e escunas para passeios pelo arquipélago; e a Saco da Capela, endereço do iate clube da cidade e de alguns hotéis.

Mais afastada da badalação está a Jabaquara, com seu clima de vila de pescadores. O acesso a essa praia é feito por estrada de terra a partir de Pontas de Canas. A maior e uma das mais belas praias de Ilhabela é a Castelhanos, com dois quilômetros de extensão. É preciso enfrentar uma estrada bem irregular de 22km para conferir a paisagem do local, mas tanto esforço, sem dúvida, vale a pena.

Atrações da Vila

Mesmo com tanta beleza natural, o charme da cidade também não decepciona. Na Vila (como é conhecido o centro do município) estão localizadas as lojas, ateliês de artesanato, além de um shopping - para quem quiser matar a saudade dos grandes centros.

Diversos bares, restaurantes e cafés estão por todos os cantos do centro de Ilhabela e garantem a diversão para quem procura agito na vida noturna.

Como chegar

- Saindo de São Paulo:

Via Ayrton Senna: Seguir pela Rodovia Ayrton Senna (SP 070) até a Rodovia Carvalho Pinto (BR 170). Após o pedágio e o posto policial, pegar saída para Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba (Rodovia Tamoios - SP 099). Chegando em Caraguatatuba, seguir em direção a São Sebastião pela Rodovia Rio-Santos (BR 101). Em São Sebastião, pegar uma balsa até Ilhabela.

Via Dutra: Seguir pela Dutra (BR 116) até São José dos Campos. Pegar a Rodovia Tamoios até Caraguatatuba. Depois seguir até São Sebastião pela Rodovia Rio-Santos.

Via Imigrantes: Seguir pela Rodovia Imigrantes (SP 160) até saída para Bertioga. Seguir pela Rio-Santos até São Sebastião.

- Saindo do Rio de Janeiro:

Via Rio-Santos: Siga pela Rodovia Rio-Santos (BR 101), cruzando as cidades de Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati e Ubatuba. Chegando em Caraguatatuba, seguir em direção a São Sebastião, de onde partem as balsas para Ilhabela.

Via Dutra: Seguir pela Dutra (BR 116) até São José dos Campos; da Rodovia Tamoios (SP 099) vá até Caraguatatuba onde você pega a Rodovia Rio-Santos sentido São Sebastião.

Balsas

Para se informar sobre os horários e tarifas das travessias acesse o endereço: www.dersa.sp.gov.br/travessias/horamarcada.asp

Onde ficar:

www.montemarilhabela.com.br

Mais informações:

www.ilhabela.sp.gov.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições