Conheça o Brasil de uma forma diferente: de barco

Conheça o Brasil de uma forma diferente: de barco

Atualizado: Segunda-feira, 13 Dezembro de 2010 as 11:27

Com quase 8 mil km de costa, ilhas, rios navegáveis e um clima para lá de favorável, o Brasil é um dos países com maior potencial para o turismo náutico no mundo. Selecionamos alguns roteiros cuja maior parte pode ser percorrida navegando ou que inclua a possibilidade de se fazer passeios de barco.

Confira fotos  

No Rio de Janeiro, estado de onde sai grande parte dos cruzeiros com origem e destino no Brasil, a pedida é começar seu passeio pela Ilha Grande, a maior do arquipélago de Angra dos Reis. Aqui come-se muito bem até mesmo nos lugares mais simples - experimente se fartar com as porções de lula e camarão à milanesa. A ilha oferece paisagens belíssimas e propícias para os esportes de aventura, como o trekking - as trilhas bem sinalizadas cortam a Mata Atlântica e trechos de praias desertas.

Já que você está no Rio, não deixe de ir à capital e fazer um passeio inesquecível pela baía de Guanabara. Aproveite para atracar na cidade que é o maior cartão postal do Brasil e oferece muitas opções de lazer. Outra ideia é subir até o Arraial do Cabo, onde as águas calmas possibilitam a prática de pesca e mergulho. Na volta para a Ilha Grande, visite as praias de Angra dos Reis e aproveite a estrutura turística sofisticada.

Para altos passeios pelo mar vale explorar a costa baiana, uma das mais exuberantes do litoral brasileiro. Pode-se começar por Salvador - uma viagem ao Estado só é completa quando se conhece sua capital. Desfrute dos blocos afro, das construções antigas e do tempero que só a baiana tem e parta para o Morro de São Paulo, um vilarejo que fica em uma ilha paradisíaca onde não é permitida a circulação de automóveis. A praia melhor preservada da ilha é a do Encantado, com 2 km de extensão e belas piscinas naturais. O mar domina o cardápio da região, com opções de moqueca, caldo de sururu, polvo ou camarão, peixe frito, ostras frescas, lagosta grelhada e casquinha de siri.

Depois, você pode ir até Maraú em busca de suas praias de beleza selvagem. Nesse caso, não deixe de conhecer também a baía de Camamu, a terceira maior do Brasil. Uma lancha é o ideal para descobrir esse paraíso ainda pouco explorado turisticamente. Na ilha da Pedra Furada, além do único restaurante típico da região, há uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas. Em seguida, aproveite para curtir um pouco de pesca oceânica em Canavieiras, onde está um dos melhores pesqueiros do mundo.

Bolero ao cair da tarde

É fato conhecido que a região Nordeste abriga algumas das mais belas praias do país. É um dos motivos pelos quais um tour de barco pela região pode ser no mínimo um passeio excelente. Outros: o clima privilegiado e a cor das águas. Inicie a viagem em João Pessoa (PB), aproveitando sua boa infraestrutura e suas praias urbanas. Enquanto estiver por lá, não deixe de ver o por do sol na praia do Jacaré. Não se surpreenda ao ouvir um bar local tocar o Bolero de Ravel enquanto o sol vai embora. E, claro, aproveite para desfrutar a comida sertaneja típica do Estado: pratos com carne de bode, galinha caipira, carne de sol, miúdos de porco, fava e queijo coalho.

Descendo um pouco, logo você estará em Olinda (PE), com suas construções históricas e cultura pernambucana. Aproveite para seguir até Itamaracá e a ilhota de Coroa do Avião, cujo acesso é apenas por barco ou jangada. Mais ao sul, chega-se a Maceió (AL), onde pode-se desfrutar as praias da cidade ou conhecer as praias do Gunga e do Francês, que ficam próximas dali. Em Sergipe, a pedida é conhecer o Complexo Turístico de Xingó, cujos passeios de barco entre os paredões do cânion do rio São Francisco podem ser uma experiência inesquecível.

O Rio Grande do Norte também pode proporcionar agradáveis momentos a bordo. O sol, o mar, as dunas e as falésias são a marca registrada do local conhecido como 'esquina do Brasil'. As dunas, entrecortadas com trechos de vegetação da Mata Atlântica, formam belas paisagens mesmo vistas à distância. Uma das pedidas é atracar em Tibau do Sul e aproveitar o colorido das falésias. Não deixe de conhecer Genipabu, onde as atrações são os passeios de buggy nas dunas, além das duas modalidades locais: esquibunda e aerobunda, variantes tropicais do esqui de inverno.

veja também