Conheça o hotel que derrete no verão

Conheça o hotel que derrete no verão

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

No title A cada ano um dos hotéis mais curiosos do mundo é construído do zero. É o Hotel de Gelo (Ice Hotel), localizado no norte da Suécia: ele derrete no calor do verão e deve ser refeito, todo mês de outubro, a partir de milhares de toneladas de gelo e neve. O hotel fica na Vila Jukkasjärvi, às margens do Rio Torne. Para se chegar lá, pega-se um avião ou um trem em Estocolmo, para a cidade de Kiruna, e dai são mais 15 quilômetros.

O idealizador deste hotel é o artista Jannot Derid. A idéia nasceu em 1990, numa exibição de arte no gelo, quando se construiu um iglu sobre o rio Torne. A partir de então, construir um hotel onde pudesse atrair mais pessoas durante todos os anos serviria como um atrativo. Se bem planejado, não seria difícil encontrar turistas interessados em matar a curiosidade de como seria dormir em um iglu gigante. E foi o que de fato ocorreu.

Todo ano, o Ice Hotel é desenhado por um artista diferente, convidados para apresentar sua arte e design, esculturas e projetos; são arquitetos, desenhistas, artistas e decoradores que trabalham com jogos de luzes, cores e efeitos.

A obra exige que sejam produzidos no local mais de 3 mil blocos de gelo e neve, que mudam de cor, entre o verde e o azul, segundo a luz do dia. Para que a construção permaneça na sua forma, deve estar a uma temperatura de -5°C. O hotel tem 80 quartos ou suítes, possui recepção, igreja, sauna de gelo, cinema, teatro e museu.

Existe também o Absolut Ice Bar, onde são servidas bebidas sofisticadas em copos de gelo. O jogo de luzes é forte, e o design, ultra arrojado. É patrocinado pela empresa de vodka Absolut e a entrada, com direito à bebida, é de 100 euros. Já existem outras filiais pelo mundo.

Para passar a noite, o hotel oferece sacos de dormir especiais, projetados para as baixas temperaturas e as camas estão cobertas com peles. Um curso com sugestões para dormir em baixas temperaturas também é oferecido. A noite custa entre 260 e 630 euros, Tel: +46 (0) 980 66 800.

veja também