Conheça Park City: Pipoca, esqui e diversão

Conheça Park City: Pipoca, esqui e diversão

Atualizado: Quinta-feira, 14 Janeiro de 2010 as 12

No title Ideal para aproveitar o inverno do hemisfério norte, a temporada de neve atrai milhares de turistas para esquiar na Suíça ou praticar snowboard na região de Aspen, no Colorado. Para quem quiser curtir a estação e foge desses lugares caros e abarrotados, a região de Park City, no estado de Utah, no Estados Unidos, é uma boa alternativa. Proporcionando desde um esporte radical de inverno até um passeio sem esforço físico no meio das montanhas geladas, ainda oferece, entre os 21 e 31 de janeiro, o Festival Sundance de Cinema, um dos mais importantes eventos do cinema independente do mundo.

Considerado um dos mais charmosos roteiros de inverno, Park City está a 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Enquanto sua arquitetura original ao estilo vitoriano reúne os melhores bares e restaurante da cidade, o Old Town é o centro de compras e entretenimento com uma variedade de lojas, boutiques, teatro, galerias de arte e uma agitada vida noturna.

O festival

O complexo turístico promete atrair cinéfilos para o 26ª edição do evento que é promovido pelo ator norte americano Robert Redford. Os visitantes podem assistir gratuitamente aos 271 filmes selecionados. Este ano a película brasileiraSegredos da Tribo (Secrets of the tribe), de José Padilha, foi convidada. O novo documentário investiga o escândalo da comunidade antropológica com relação à exploração de índios e tribos indígenas na Bacia Amazônica.

O filme concorre com outras produções internacionais, como A Film Unfinished (Alemanha e Israel), Enemies of the Peolple(Camboja e Reino Unido), The Red Chapel (Dinamarca), His & Hers (Irlanda), Fix Me (França, Palestina, Suíça), Last Train Home (Canadá), entre outros. O Festival, que conta com a participação de atores e cineastas, já revelou nomes como Diablo Cody, (Juno), Roberto Rodriguez (El Mariachi) e Quentin Tarantino, que frequenta o evento desde a primeira edição, em 1985.

Nas montanhas

O grande atrativo turístico da cidade são seus três amplos resorts na montanha - The Canyons Resort, Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort - que oferecem quase 4 mil hectares de áreas esquiáveis, 350 pistas, 58 lifts e mais de 8 metros anuais de uma das melhores neves do mundo.

O Deer Valley Resort oferece uma linda paisagem com céu azul, picos de montanhas e coníferas cobertas de neve. A mais exclusiva não permite o snowboard em suas 99 pistas distribuídas ao longo de uma área de descida de 915 metros. As acomodações são de luxo, culinária e gourmet com serviço de classe mundial, ajudaram o espaço a ser nomeado o resort de esqui número um na América do Norte pelos leitores da SKI Magazine pelo terceiro ano consecutivo.

Com mais de 14 mil metros quadrados, o The Canyons é a maior estação de esqui e snowboard de Utah oferece 8 picos, 163 trilhas, 6 halfpipes naturais e ainda a oportunidade de explorar as montanhas. O resort dá aulas particulares para crianças de 2 a 14 anos, com um instrutor para cada três pequenos. Como opções gastronômicas, o espaço dispõe do Red Pine Lodge e o Sun Lodge, com uma grande seleção de sanduíches, sopas, pizzas, saladas e lanches.

Com 100 pistas, o Park City Moutain Resort dispõe da pista praticamente dentro da cidade. Ele é o único com lift de acesso para os esquiadores a partir da rua principal da cidade. Costuma encher de crianças em março, no período de pausa das escolas americanas antes da primavera. O Alpiner Coaster Ride é um dos brinquedos mais procurados - uma espécie de montanha-russa na qual você desce em trenó individual.

Por: Leonardo Filomeno/ Guia da Semana

veja também