Conheça um charmoso e despojado hotel em Trancoso

Conheça um charmoso e despojado hotel em Trancoso

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

Quem passou o verão em Trancoso, no sul da Bahia, voltou com uma palavrinha na ponta da língua: Uxuá. No idioma pataxó, "maravilhoso"! Propriedade do holandês Wilbert Das, que fez carreira como diretor de criação da grife italiana Diesel, a novidade faz jus ao nome. Com o conceito de casa-hotel, hospeda poucos sortudos em apenas nove casinhas únicas (de uma a três suítes) cercadas por jardim tropical numa área de 5.500 m² no Quadrado. Cada unidade foi batizada com um nome típico de lá (Nozinho, seu Pedrinho...). O holandês quis justamente homenagear Trancoso.

No décor, materiais orgânicos e reciclados traduzem um luxo simples e despretensioso, a cara do destino baiano. Pedaços de árvores caídas no jardim viraram pias, chuveiros e bancos, por exemplo. Restos de ferro tomaram forma de luminárias e a cerâmica local está nos pisos e ambientes. Rusticidade, à parte, os serviços são dignos dos melhores hotéis de luxo. Imagine contratar um personal chef para preparar um jantar só seu à luz do luar. No restaurante e bar do Uxuá, pratos da cozinha baiana e drinques exóticos levam ingredientes orgânicos e fresquinhos, colhidos do pé no próprio terreno. Banana, manga, eugênia, jaca, amora, pitanga, acerola, coco e cacau... Receitas foram trocadas com famílias locais. No menu, bolinho baiano com recheio de camarão como entrada e frutos do mar grelhados, com arroz negro e molho de pitangas, como prato principal, são apenas algumas das delícias. De sobremesa, curau caseiro de milho com redução de canela.

Se não estiver em casa, o hóspede tem à disposição uma linda piscina no formato de um lago forrada com 40 mil quartzos verdes. Ou, um spa relaxante. Instalado numa antiga casa de caboclo, o espaço oferece desde aulas individuais de ioga, pilates e capoeira, até reike, shiatsu e limpeza de pele. Isso sem falar no lounge da praia, um hit da temporada. A cinco minutos a pé do Quadrado, na Praia dos Nativos, o Uxuá inaugurou um bar (aberto também a quem não é hóspede), montado usando um barco de pescador como base. Sofás em pérgolas de bambu acomodam com o maior charme. MPB na caixa, gente bonita dos quatro cantos do mundo. Deguste uma bebida refrescante e um miniacarajé, arrisque um vôlei numa quadra exclusiva na areia ou solicite uma massagem ali mesmo tendo o rio como pano de fundo. "Uxuá!", maravilhoso!

Uxuá: Quadrado, tel. (73) 3668-2277

Diárias a partir de R$ 990.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também