Copa e Olimpíadas são destaques de seminário regional de turismo

Copa e Olimpíadas são destaques de seminário regional de turismo

Atualizado: Quinta-feira, 2 Abril de 2009 as 12

A secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, participou, na última terça-feira, 31 de março, da abertura do Seminário Regional de Turismo, em Itatiaia. No painel Ações e Tendências do Turismo, Marcia Lins destacou as oportunidades que o Rio de Janeiro terá com a realização de grandes competições esportivas, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. "Queremos mostrar que o Rio de Janeiro tem um grande potencial, tanto economicamente quanto com suas belezas naturais que envolvem todo setor do turismo".

Outro assunto enfatizado pela secretária foi a aplicação do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo). "Foram solicitados 187 milhões de dólares ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico). Com esses recursos desenvolveremos cerca de 87 projetos, que vão desde a ambientação, com reformas e construções, até grandes projetos como o Arco Rodoviário que interligará o Rio a outros estados", afirmou Marcia Lins.

Segundo a secretária, a sinalização turística será um dos legados deixados por esses grandes eventos esportivos. "Isso facilitará o entendimento do turista, principalmente em hotelaria e restaurantes. E criaremos, ainda, centros de capacitação de profissionais do setor turístico, que estarão distribuídos pelos municípios atendendo a todas as regiões", revela.

Durante o encerramento do painel, Marcia Lins falou sobre a importância do município de Penedo para o setor turístico. "A região é tradicionalmente conhecida e incentivadora do turismo. O Governo do Estado quer mostrar esse reforço, incentivando a realização dessas ações", concluiu. Ao final, a secretária Marcia Lins foi convidada pelo prefeito de Itatiaia, Luís Carlos Ferreira Bastos, para ser, simbolicamente, a madrinha do município.

O Seminário Regional de Turismo contou com a presença do prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ferreira Bastos; do presidente do Rio Convention Bureau, Paulo Senise; e do presidente da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Nilo Sérgio Félix, além de autoridades do turismo de toda a região de Agulhas Negras. Promovido pelo Governo do Estado e pela FC&VB-RJ (Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro), o seminário sobre turismo será realizado em outros três municípios durante o mês de abril. No dia 6, acontecerá em Teresópolis; dia 14 será a vez de Búzios; e o município de Mangaratiba recebe o seminário no dia 28. O objetivo dos seminários é mostrar a oportunidade que o Estado do Rio de Janeiro terá com a realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

veja também