Costa dos Coqueiros tem várias opções aos turistas

Costa dos Coqueiros tem várias opções aos turistas

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

Pousadas aconchegantes ou os luxuosos resorts da Costa do Sauípe? Você decide onde se hospedar na Costa dos Coqueiros, com praias, dunas, coqueirais, lagoas, rios e muito sol o ano inteiro. Tudo com uma infra-estrutura inigualável no Brasil, criada para receber visitantes do mundo inteiro, à aproximadamente 70 km de Salvador.

Localizada em uma APA (Área de Proteção Ambiental ) possui uma fauna encantadora e uma flora riquíssima cuidadosamente preservadas. Fazendo as trilhas e passeios ecológicos você conhece plantas exóticas e animais raros. Além do projeto Tamar, defensor da preservação das tartarugas marinhas.

Mata de São João

Não foi por acaso que a região de Mata de São João recebeu o apelido de "Polinésia Brasileira". Com lindas praias, delimitadas por dunas e coqueirais, e piscinas naturais de água corrente. Lá, também estão a badalada Costa do Sauípe e a famosa Praia do Forte.

Uma antiga aldeia de pescadores deu origem à vila de Praia do Forte. O local fazia parte de uma fazenda que foi vendida nos anos 70 e transformada pelos compradores em um complexo turístico de alto nível. Ótima para a prática de esportes náuticos e mergulho, tem muitos coqueiros, recifes, rios, lagoas, praias e  piscinas naturais. A Praia do Forte também abriga a sede nacional do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas.

Situada um pouco mais ao norte, Costa do Sauípe é um complexo de pousadas e hotéis luxuosos que recebe turistas em todas as estações. As ondas fortes da praia são ideais para a prática de surfe. O complexo também oferece vários centros esportivos com espaços para golfe, futebol, hipismo e tênis - onde acontece o Brasil Open de Tênis.

Outras praias que chamam a atenção dos visitantes são Piscinas do Lorde, Papa-Gente e Praia do Imbassaí. As duas primeiras têm águas cristalinas e piscinas formadas por enormes recifes de corais. Imbassaí, por sua vez, combina a tranqüilidade das piscinas com as ondas fortes de uma praia de mar aberto.

Projeto Tamar

É um projeto de preservação das tartarugas marinhas e tem na Praia do Forte sua sede nacional. O trabalho, que envolve profissionais e estudantes de todo o país, é fascinante e surpreende pelo nível de organização

Piscinas do Lorde e Papa-Gente

De águas cristalinas, as piscinas têm sua origem atribuída aos enormes recifes de corais - única formação de corais em atol de uma área costeira, com cerca de 36 milhas de extensão e profundidade máxima de 3 m.

Praia do Imbassaí

Praia de mar aberto com ondas fortes, repleta de coqueiros, dunas e locais propícios para banhos de água doce, como o Rio Barroso, que contorna quase toda a praia. Imbassaí também possui trechos com recifes que formam gostosas piscinas naturais durante as marés baixas, ideais para as crianças. Muitas barracas de praia se espalham pela área.

Jandaíra

Jandaíra, que significa "abelha de mel" em língua indígena, é um dos municípios que compõem a região turística da Costa dos Coqueiros. Fica na divisa com o estado de Sergipe, sendo separada deste pelo Rio Real.

Sua principal atração é o distrito de Mangue Seco. O lugar se tornou conhecido por servir de cenário ao romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. É a última praia baiana, no extremo norte do estado. No Rio Fundo, que corta a região, é possível encontrar peixes-boi.

Jandaíra é o segundo maior produtor baiano de coco-da-baía e também possui expressiva produção de maracujá

Mangue Seco

Mantém a beleza primitiva e as características de uma tranqüila vila de pescadores. Há dunas, coqueiros e manguezais, além de rios que cortam a região.

Praia da Costa Azul

Semi-deserta, com águas mornas e calmas, areia fina e branca, dunas e coqueiral.

Praia de Coqueiros

Possui dunas que chegam a 35 m de altura. Fica próxima à foz do Rio Real.

Rio Real

Oferece praias e é propício à prática de esportes náuticos. Banha a Área de Proteção Ambiental de Mangue Seco.

Fontes: Ministério do Turismo/www.costadoscoqueiros.com

Postado por: Claudia Moraes

veja também