Cristo Redentor é reinaugurado no Rio

Cristo Redentor é reinaugurado no Rio

Atualizado: Quinta-feira, 1 Julho de 2010 as 9:38

Turistas e cariocas já podem visitar a estátua do Cristo Redentor sem nenhum resquício da obra de restauração que durou cerca de quatro meses. O término das obras foi celebrado durante evento na tarde desta quarta-feira, com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), do governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), além de representantes da arquidiocese do Rio, responsável pela sua manutenção.

Durante o período das obras, o monumento ficou encoberto por 89 toneladas de andaimes necessários para cerca de cem trabalhadores reporem as pedras-sabão no revestimento, eliminar as rachaduras e minimizar a concentração de umidade.

Além dos reparos necessários, as obras foram feitas para o aniversário de 80 anos do monumento, que será realizado em 2011. A arquidiocese fez uma parceria com a Vale --que patrocinou a reforma orçada em torno de R$ 7 milhões.

Na noite desta quarta haverá também a inauguração de uma iluminação especial: a estátua ficará com as cores verde e amarelo por sete noites seguidas, com um jogo de luzes para celebrar a participação da seleção brasileira na Copa.

As visitações não foram interrompidas durante a restauração. No entanto, desde abril a estrada que dá acesso ao local foi interditada devido a um deslizamento de terra durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Neste período, dois homens aproveitaram os andaimes das obras e picharam o monumento.

veja também