Croácia atrai turistas por preço e ausência de multidão

Croácia atrai turistas por preço e ausência de multidão

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 2:40

A Croácia é um dos países mais jovens do mundo. Só conseguiu a independência da antiga Iugoslávia em 1991, após uma longa guerra que fez os turistas sumirem da região durante os anos 90. Mas o cenário mudou. Com cerca de 1.200 ilhas, passou a ser a nova queridinha dos europeus.

O turismo bateu recorde nos primeiros sete meses de 2011. Segundo o Ministério de Turismo do país, o número de visitantes aumentou 8% em relação ao mesmo período no ano passado. Mais de 6,2 milhões de pessoas admiraram os encantos de cidades como Dubrovnik e Split e as águas do mar Adriático, que despertam cada vez mais a curiosidade dos viajantes brasileiros.

Foi assim com o empresário Maurício Vargens, 34 anos, que, em agosto, esteve na Croácia pela primeira vez. A viagem foi planejada há alguns anos e surpreendeu. "A beleza natural do país é impressionante. As praias, apesar de terem pedras no lugar de areias, são lindas. A cor dos Lagos Plitvice chega quase a cegar os olhos de tão bonita. Praticamente igual ao que se vê no filme Avatar. Os muros de Dubrovnik, com vista para o mar Adriático, são imperdíveis. Fiquei surpreso também com a simpatia dos croatas e a gastronomia", destaca.

Hvar está na moda e foi um dos lugares visitados por Maurício. Não é exagero. A ilha tem cenários paradisíacos, uma noite agitada e ainda se dá ao luxo de receber o maior número de horas de sol em toda a Croácia por causa de sua posição geográfica. Estrelas de Hollywood, como a atriz Gwyneth Paltrow, bilionários como Bill Gates e até o príncipe Harry, da Inglaterra, já se cansaram do burburinho de Saint Tropez, na França, e de Ibiza, na Itália, e passaram a aproveitar as férias na ilha, que fica a uma hora de barco de Split, principal ponto de saída do continente.

Cerca de 200 km ao sul está a imperdível Dubrovnik. A cidade, de apenas 50 mil habitantes, é cercada por muralhas construídas há séculos. Classificada como patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem um centro histórico que impressiona.

Vague sem rumo pelas ruazinhas de arquitetura medieval e descubra restaurantes, cafés e lojas. Mas nada se compara à visão da imensidão do mar do alto da muralha que circunda a cidade. Cenário que Iram Matias, de 44 anos, adora. Ela já foi três vezes à Croácia, que conheceu pela primeira vez no ano de 2006.

"O que mais gosto no país, sem dúvida, é o azul turquesa do mar, a transparência da água e os recortes naturais da paisagem. Vale a pena alugar um carro e visitar as cidades menores, andar pelas estradas à beira mar, conhecer as pequenas praias, os penhascos...", conta.

Por fim, Zagreb está deixando de ser apenas uma escala para quem conhece a Croácia. A contradição entre a tradição histórica e a modernidade do progresso parece dar certo. As vielas se transformam em corredores cheios de vida. A Praça Josip Jelacic caiu no gosto dos turistas. E a Catedral de São Marcos, a mais famosa construção da cidade, está sempre lotada de visitantes.

Serviços

PACOTES

Croácia Fabulosa

Embarques às quintas-feiras, até dia 13/10/2011.

Hotéis: Zagreb: International Hotel; Rijeka: Grand Hotel Bonavia; Split: Marjan Hotel ou Art Hotel; Dubrovnik: Argosy Hotel ou Lero; Plitvice Jezera: Jezero Hotel. Preço de quarto duplo, a partir de US$ 3.555 por pessoa. Pacote inclui: passagem aérea Lufthansa em classe econômica; 12 refeições (5 almoços + 7 jantares); visitas panorâmicas com guias locais em inglês/espanhol: Zagreb, Zadar, Split, Dubrovnik e Plitvice; guia acompanhante que fale idioma inglês/espanhol; 3 noites de hospedagem em Zagreb, 1 noite em Rijeka, 1 noite em Split, 2 noites em Dubrovnik, 1 noite em Plitvice Jezera; traslados de chegada e saída conforme mencionado no roteiro; regime de café da manhã; serviços com guia local em espanhol; visitas panorâmicas e city tour em serviço regular conforme mencionado no roteiro; Cartão de Assistência Mapfre - Plano Básico (Destino Mundo). Válido por 10 dias. Não inclui taxas de embarque nos aeroportos, despesas com documentação e carregadores de bagagem (maleteiros). Valores e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso.

Requisitos: Passaporte com validade mínima de 6 meses.

Informações: Stella Barros, RJ, telefone: 2493-1301.

PARQUES

Parque Nacional dos Lagos Plitvice

www.np-plitvicka-jezera.hr Parque Nacional de Telasc'ica

www.telascica.hr OUTRAS INFORMAÇÕES Moeda

Kuna (R$ 1 vale 3,28 HRK) Saúde

Nenhuma vacina é compulsória. Vistos

Brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 90 dias.

TESOUROS NATURAIS

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice, patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um dos tesouros naturais da Croácia. O local fica a 110km de Zagreb, a caminho de Split. É de tirar o fôlego a visão dos lagos interligados por cascadas e a floresta em volta. Um pouco mais ao sul, próximo da cidade de Zadar, fica outro parque sensacional: Tela¿cica. Banhado pelo litoral, ele é, na verdade, um conjunto de pequenas ilhas, penhascos e grutas interligadas ao mar Adriático.

A MAIS BONITA DE TODAS

Zlatni Rat, na ilha de Brac, é apontada como a praia mais bonita da Croácia. Fica a dois quilômetros do centro de Bol, cidade charmosa e cheia de bons restaurantes. A praia avança o mar em forma de lingueta, tem uma calma e transparente água azul nos dois lados, além de vários pinheiros ao fundo, que deixam um aroma indescritível no ar. Em vez de areia, pequenas pedras dão um charme a mais ao local.

veja também