Cuba espera novo recorde de turistas até final do ano

Cuba espera novo recorde de turistas até final do ano

Atualizado: Quarta-feira, 18 Novembro de 2009 as 12

Cuba espera encerrar este ano um número recorde de turistas: 2,4 milhões, superando assim os 2,3 milhões de visitantes que recebeu na ilha no ano passado. Nos primeiros nove meses de 2009 foi já registada a entrada de 1,856 milhão de turistas na ilha de Cuba, ou seja, um aumento de 3,3% face ao período homólogo do ano passado, em que se contaram 1,797 milhão de visitantes. O anúncio foi dado pelo ministro do Turismo cubano, Manuel Marrero que admitiu que "prevê que a atual temporada de inverno seja bastante boa para o setor".

O responsável destacou ainda outro possível recorde que tem a ver com o número de visitantes do Canadá à ilha de Cuba (95 mil) já que é o primeiro mercado emissor de turistas, seguido do Reino Unido, Espanha, Itália e França. Entre janeiro e setembro deste ano, Cuba já registou um aumento de 15,2% no número de visitantes canadenses, face ao mesmo período de 2008, segundo a Oficina Nacional de Estatística de Cuba.

De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Ministério de Turismo de Cuba, nos primeiros nove meses deste ano o número de visitantes aumentou em 3,3 pontos percentuais face ao mesmo período de 2008. No entanto, as receitas turísticas internacionais caíram 11,6%, segundo a Oficina Nacional de Estatística de Cuba. Todos os setores do Turismo cubano ressentiram-se com a crise internacional e a gripe H1N1 tendo o alojamento registrado a queda mais acentuada (18%).

veja também