Cuba recebe turista com cores e sorrisos

Cuba recebe turista com cores e sorrisos

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 11:38

Cuba é um país único. Ruas coloridas, povo alegre e carrões antigos fazem o cenário. A ilha caribenha oferece além de ótimos passeios que remetem ao passado, águas cristalinas e uma infinidade de belezas naturais.

Comece por Havana. Conheça a cidade caminhando. Malecón, um bairro antigo da capital, foi declarado pela UNESCO patrimônio da humanidade. Acostume-se com pessoas nas ruas. Como as casas são apertadas, durante o dia todos vão para fora. Che Guevara também é uma figura constante. A imagem do revolucionário está estampada em todas as esquinas.

Pegar um táxi também pode se transformar em um atrativo. Ao invés de andar nos novos Audis, dê preferência aos antigões. Carrões coloridos como Ladas e Cadillacs ainda desfilam com glamour pelas ruelas.

Um passeio obrigatório é pelos museus de Havana. O da Revolução (na rua Refugio, 01) é um dos mais visitados. É lá que estão as marcas da tomada do poder em 1959. Em sua área exterior está o navio Granma, embarcação que Fidel e outras oitenta pessoas utilizaram para chegar a Sierra Maestra.

Ainda no caminho da revolução, vale uma visita à Plaza de la Revolución. Foi nela que ocorriam as grandes concentrações populares e marchas. Lá está o monumento em homenagem a José Martí e o memorial de mesmo nome. O local é circundado pelo Teatro e a Biblioteca Nacional, o Palácio da Revolução e alguns ministérios.

Além da capital

O arquipélago de Fidel surpreende pelo número de ilhas: são quase 4.200. As águas caribenhas são ótimas para mergulhar. A Isla de la Juventud é muito procurada. O fundo do mar guarda uma abundante vida marinha. Em terra está o presídio onde Fidel cumpriu pena.

Jardines del Rey também é um passeio obrigatório. Uma estrada corta o mar da ilha de Cuba até o arquipélago. A maior ilha é a de Cayo Coco. São 22 quilômetros de praias. A enorme variedade de corais fica num mar azul quase transparente.

Por: Christian Brandão

veja também