Culinária, artesanato e praias levam a Los Cabos, no México

Culinária, artesanato e praias levam a Los Cabos, no México

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

No sul da península da Baixa Califórnia, Cabo San Lucas e San José del Cabo fogem ao clássico estereótipo mexicano. Por ali, não há mariachis e é difícil encontrar sombreiros mesmo em lojas de suvenires.

Localizadas a cerca de 200 quilômetros de La Paz, capital do Estado da Baixa Califórnia Sul, as cidades conhecidas como Los Cabos têm forte influência norte-americana. Cabo San Lucas, na divisa entre o mar de Cortés e o oceano Pacífico, recebe mensalmente cerca de 70 cruzeiros de várias partes do mundo e tem uma movimentada vida noturna.

Da cidade até San José del Cabo se forma um corredor de 33 quilômetros, onde estão hotéis de luxo e campos de golfe de alta qualidade.

Um destino ideal para milionários e celebridades, mas também para os surfistas que aproveitam as boas ondas do Pacífico em "summer camps", alojamentos bem simples perto da rodovia Transpeninsular, praticamente à beira-mar.

Do lado do Pacífico da península fica a cidade de Todos Santos, conhecida por suas lojas de artesanato e cerâmicas e pelos ateliês - há décadas a cidade se tornou uma espécie de reduto de artistas. Ali também estão as melhores praias para pegar onda. Embora tenham personalidades muito distintas, as três cidades compartilham muitas riquezas naturais e culturais.

Como o mar de Cortés, que banha o Golfo do México e é chamado de "aquário do mundo", por sua diversidade de peixes, aves e mamíferos. O sul da Baixa Califórnia também tem boas opções de alta gastronomia e passeios.

veja também