Curitiba, a capital do Natal

Curitiba, a capital do Natal

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

                                             

Assim como em todos os anos, o Natal de Curitiba promete a festa mais bonita e emocionante do País. Entre concertos, decorações nas ruas e casas, espetáculos, feiras e apresentações, estão mais de 100 eventos.

O cenário principal para a maior parte de todos os acontecimentos é a histórica Rua XV de Novembro, que durante o Natal se transforma na Rua de Cristal, com seus postes republicanos totalmente iluminados. Além da beleza do lugar, a tradição já transformou a rua em ponto de encontro para quem está passeando por Curitiba. É na Rua de Cristal que acontecem os principais eventos natalinos. Lá, por exemplo, estão os Cucos da Cidade, músicos que tocam instrumentos de sopro, de hora em hora, nas sacadas, janelas e varandas dos prédios antigos espalhados pela rua. No final da noite, todos se encontram para um grande concerto. Além disso, a grande e já tradicional Árvore de Natal, fica sempre localizada entre a avenida Marechal Floriano e a Doutor Muricy.

As comemorações estendem-se também por outros pontos da cidade, principalmente na "Viagem com Música", onde instrumentistas espalhados pela cidade tocam temas natalinos. As estações de ônibus, conhecidas como Estações-Tubos e os ônibus biarticulados são os locais de revezamento dos artistas.

A atração mais esperada é o Natal do HSBC, que desde 1991 tornou-se um dos cartões postais natalinos da cidade. De lá para cá mais de um milhão de pessoas já presenciaram os espetáculos do mais famoso Natal de Curtiba. Todos os anos o banco enfeita com microlâmpadas sua sede, o histórico prédio Palácio Avenida. O edifício recebe um laço, transformando-se em um enorme presente de Natal que é oferecido para toda a população que vai assistir às apresentações do coral de crianças nas janelas da construção. As vozes são de crianças e adolescentes que participam de projetos sociais da cidade e que se unem nesta época às outras do já tradicional coral da instituição financeira. Ao todo são 160 pequenos cantores que, além de cantar, encenam e brincam com coreografias sincronizadas, o que transforma a atração em uma festa.

Para conferir a programação deste ano para o Natal em Curitiba, CLIQUE AQUI

veja também