Curso à distância ensina a receber bem o turista

Curso à distância ensina a receber bem o turista

Atualizado: Quinta-feira, 24 Setembro de 2009 as 12

O Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (Proagência II), uma parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e o Sebrae Nacional, abre 60 vagas para o curso 'Desenvolvendo o Turismo Receptivo', por meio de Educação à Distância (EaD).

O curso visa capacitar os profissionais de turismo para atuar como operadores de turismo receptivo, ocupando-se principalmente de criar roteiros turísticos locais, individuais ou em grupos, promovendo a cultura local e zelando pelas questões relacionadas à sustentabilidade do destino.

''No momento em que o Brasil assume o compromisso de sediar a Copa do Mundo de 2014, um dos pontos fundamentais é investir na capacitação dos agentes de viagens que trabalham com o turismo receptivo. E, por meio dos cursos de EaD, conseguimos levar novos aprendizados a profissionais de todo o Brasil'', ressaltou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

Com início no dia 5 de outubro e duração de duas semanas, o curso de EaD será ministrado pelo tutor e o consultor de projetos turísticos Carlos Silvério por meio da modalidade de E-Learning, onde o aluno aprende e se comunica com o professor utilizando a internet. Dessa forma, o aluno pode estabelecer o seu próprio horário e local de aprendizagem.

''Para a participação nos cursos é necessário uma disponibilidade diária de, no mínimo, uma hora, um computador com configurações médias e acesso à internet, de preferência banda larga'' explica o diretor do Proagência/ICCABAV, Antonio Azevedo.

Os inscritos experimentam um ambiente flexível, onde cada participante estabelece o ritmo mais adequado a sua aprendizagem e esta ocorre naturalmente estimulada por questões e desafios a serem vivenciados e observados, principalmente em seus ambientes de referência.

Além de estimular a pesquisa ocorre muita troca de informações entre os participantes nas discussões conjuntas, através de fóruns conduzidos pelo tutor. Cria-se assim uma rede de relações e um ambiente bastante rico de exemplos, onde se identificam as melhores práticas e resultados. Após a conclusão do curso os alunos receberão um Certificado de Participação. Quem fizer a avaliação final receberá ainda um Certificado de Aproveitamento.

veja também