De olho na Copa: dá pra levar crianças em safáris?

De olho na Copa: dá pra levar crianças em safáris?

Atualizado: Quinta-feira, 13 Maio de 2010 as 10:58

Mari Campos

Desde que eu contei aqui sobre meus dias maravilhosos fazendo safári numa reserva privativa do Kruger Park não paro de receber emails e tuites me perguntando se pode levar criança para aventuras como essa.

Bom, eu não sou psicóloga nem grande especialista em viagens com crianças, mas posso falar pra vcs do que testemunhei in loco e das recomendações que os guias locais deram. A resposta é: depende. Depende porque, assim como acontece com os próprios parques de diversóes, crianças muito pequenas dificilmente aproveitam o passeio - simplesmente porque não entendem de fato o que acontece ali. Sem falar que, sendo muito pequenininha, pode desandar a chorar num momento critico como - toc toc toc - o carro sendo rodeado por leões.

O ideal, segundo os guias me disseram, é que as crianças tenham mais de seis anos para aproveitar direitinho. A partir dessa idade, elas já têm discernimento suficiente para seguir todas as orientações de segurança dos guias, para entender o que acontece num safári, para apreciar de verdade a beleza do que testemunhamos ali. Fiz 3 dos meus safáris na companhia de um menininho de oito anos – brasileiro, por sinal - que certamente curtiu o safári mais que todos nós, adultos, que o acompanhávamos. Curiosíssimo, enchia o guia de perguntas o tempo todo; mas sabia certinho a hora de ficar quieto para ouvir os animais e entendia todo o processo que se desenrolava ao longo do passeio, desde cena de cópula a um leopardo em plena caça.

Portanto, mamães e papais que planejam levar seus pimpolhos para um belo safári entre os jogos da Copa - levem, sim! Mas só se eles já tiverem mesmo mais de seis aninhos, ok?

Por: Mari Campos - jornalista, blogueira e viajante

veja também