Descubra os encantos das Águas do Sul de Minas

Descubra os encantos das Águas do Sul de Minas

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 11:36

Localizadas na bucólica região sul de Minas Gerais, portanto próximo das divisas com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades de Cambuquira, Caxambu, Passa Quatro, Poços de Caldas e São Lourenço integram o concorrido Circuito das Águas, um roteiro turístico que figura entre os mais convidativos para quem procura aliar saúde e lazer. Nessas cidades, famosas por suas fontes de águas minerais, naturais e terapêuticas, além de uma estadia saudável o turista vai encontrar uma infinidade de atividadesde lazer e muitas opções para conviver com a natureza.

Cambuquira

No século passado, as águas de Cambuquira participavam de provas de degustação, sempre conquistando os primeiros prêmios. Recentemente, em prova idêntica realizada pela Revista Exame, foi eleita a Melhor Água Mineral da América Latina. Um título merecido, se considerarmos que a cidade, localizada a 950 metros de altitude, logo se notabilizou por suas águas, consideradas milagrosas. Com a estruturação das fontes, em meados do século XX, aumentou o número de visitantes impulsionando a hotelaria, quando surgiram dezenas de estabelecimentos que passaram a ser procurados por turistas do Rio Janeiro, de São Paulo e do exterior.  Para confirmar essa fama, das fontes do Parque das Águas de Cambuquira fluem águas de excepcional poder de cura quando consumidas periodicamente em forma de tratamento orientado por médicos. Todas elas são denominadas pelo tipo de água: Fonte Gasosa; Fonte Magnesiana; Fonte Sulfurosa; Fonte Férrea e assim por diante. Para completar o roteiro, vale a pena ir até a Fonte do Marimbeiro, a 2 km da cidade. Com suas seis bicas, a água é ideal para tratamento de vários distúrbios.  Além das fontes, Cambuquira conta com várias opções que integram o turismo saudável das águas ao lazer e atividades campestres, a começar pela Fazenda dos Anjos, uma construção em estilo colonial onde é possível saborear pratos típicos da cozinha mineira. O local é ideal para pescaria, caminhadas e, para as crianças, passeios em veículos movidos por tração animal. Para quem gosta de alturas e ar puro, as melhores opções são a Serra do Piripau, considerado o ponto mais elevado da região, com 1.250 metros de altitude, e o Alto do Cruzeiro, localizado a 1.114 metros, que permitem uma visão de 360º da paisagem. Já a Cascata do Congonhal é muito procurada para revigorantes banhos gelados. Outra atração é o Engenho Paraíso, cujo alambique, instalado em 1901, ainda é utilizado para a fabricação de aguardente. No local é possível saborear produtos da roça como doces, farinha, rapadura e caldo de cana. Sem esquecer da deliciosa cachaça,é claro.

Caxambu  

Num bonito vale da Serra da Mantiqueira, a 904 metros de altitude, surge Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, cuja fama remonta à época do Brasil colônia, quando as águas milagrosas foram responsáveis pela cura da Princesa Isabel. O trajeto era feito pela recém construída Estrada Real, que fazia a ligação da capital do Império com Caxambu, até hoje um marco na cidade, conservando trechos onde se destacam belezas naturais e uma riqueza cultural ímpar.

Anualmente, a cidade recebe milhares de turistas que chegam de vários pontos do Brasil e do exterior para conhecer seu Parque das Águas, considerado a maior concentração de águas carbogasosas do planeta. Com propriedades químicas diferentes umas das outras, de alto poder diurético e desintoxicante, as águas fluem ininterruptamente de suas 12 fontes. Outro local obrigatório é o Balneário, uma luxuosa construção do início do século passado, com imenso portal em vitral colorido e ornamentado com azulejos e pisos portugueses formando lindos mosaicos. Uma excelente opção de lazer é o Morro de Caxambu, com aproximadamente 1.090 metros de altitude, que permite uma deslumbrante vista panorâmica da cidade e arredores. Seu acesso é possível por estrada asfaltada ou, para os adeptos a longas caminhadas, pela antiga estrada de terra chamada "zig-zag", aberta em 1873. Mas a maioria prefere optar pelo teleférico, que a partir do Parque das Águas realiza um trajeto emocionante com 980 metros de extensão a uma altitude de 904 metros, passando sobre o lago e a mata do parque. Para os amantes de caminhadas e passeios a cavalo, o melhor local é o Horto Municipal, com sua exuberante vegetação e uma grande diversidade de fauna e flora.

Caxambu possui um conjunto arquitetônico de rara beleza que pode ser admirado em suas igrejas históricas. As mais antigas são a Igreja de Santa Isabel de Hungria, em estilo neogótico, cuja construção, iniciada em 1868, foi ordenada pela Princesa Isabel em cumprimento a uma promessa, ficando pronta em 1897, e a Igreja Matriz, em estilo gótico, cuja pedra fundamental foi lançada em 1892 e ficou pronta em 1906. Para as compras, basta um passeio pelo Centro Comercial de Artesanato e pelo calçadão, onde é possívelencontrar objetos de bambu, fibras e madeira, além de produtos típicos da região como queijos, doces, biscoitos, geléias, licores e cachaças.

Passa Quatro  

Com uma localização geográfica privilegiada, Passa Quatro fica no coração das Terras Altas da Mantiqueira, a 970 metros de altitude, no centro do triângulo que liga grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cortada pela antiga Estrada Real, hoje sua via principal, a cidade preserva muitos dos antigos casarões, revelado uma arquiteturarepresentativa de várias épocas. Uma caminhada por suas ruas calçadas com paralelepípedos, por onde outrora passaram bandeirantes e aventureiros a caminho dos "Sertões das Gerais", é o reencontro com um pouco da história brasileira.

Um passeio agradável para conhecer a cidade e arredores pode ser feito de trem, numa "Maria Fumaça" de 1925, num percurso de 12 quilômetros com duas horas de duração. A grande atração é o túnel inaugurado por D. Pedro II em 1884, que mais tarde seria palco das revoluções de 30 e 32. Por distar apenas 50 km da via Dutra, nas proximidades da cidade paulista de Cruzeiro, Passa Quatro foi palco das primeiras batalhas travadas entre paulistas e mineiros durante a Revolução Constitucionalista de 1932, ocasião em que recebeu a visita do então médico Juscelino Kubistchek de Oliveira, que chegou à cidade integrando o 1º Batalhão da Força Publica Mineira para instalar um "Hospital de Sangue" na Santa Casa local. Recentemente, no túnel foram rodadas cenas das minisséries Mad Maria e JK. Com uma temperatura média anual de 22 graus, o clima de Passa Quatro é ideal para o turismo campestre ou de aventura, a começar pelas cachoeiras. As mais procuradas são a Cachoeira da Gomeira, cujas quedas são um grande desafio para os praticantes de "rappel", e a Cachoeira do Manacá, que fica num belíssimo "cânion" esculpido pelas águas do Rio Passa Quatro formando pequenas grutas, poços e cachoeiras. Outra atração são os picos, muito procurados por praticantes de "trekking". O maior deles é o Pico Pedra da Mina, o quarto maior do país, com 2.979 metros. Localizado na Serra Fina, é considerado por aqueles que já escalaram os 10 maiores picos do Brasil como o mais difícil de ser alcançado. Os outrosmais altos são os picos Três Estados, com 2.656 metros, o Capim Amarelo, com 2.491metros, o Marins, com 2.380 metros e o Itaguaré, com 2.308 metros. Para quem gosta de aventura, sugerimos a travessia da Serra Fina. São quatro dias de trekking pesado, passando por todos os picos até chegar ao município de Itamonte, próximo da divisa entre Minas e Rio. O grau de dificuldade é muito difícil, exigindo bom preparo físico e acompanhamento de guias especializados.

Poços de Caldas

No alto da Serra de São Domingos, a1.186 metros de altitude, surge Poços de Caldas, caracterizada por um agradável clima tropical ameno o ano todo. É conhecida mundialmente pelo valor medicinal de suas águas minerais que jorram de suas inúmeras termas e fontes, descobertas pelos portugueses durante o ciclo do ouro em Minas Gerais. A ação dessas águas serve para curar os mais diversos males, e para tanto basta consultar um especialista em uma das termas locais para saber exatamente qual água utilizar e receberá a indicação certa para cada caso. Inaugurado em 1931, o balneário Thermas Antônio Carlos é um dos mais completos da América, construído em estilo neo-romano. Outra boa opção é o Balneário Mário Mourão

Poços de Caldas também oferece ao visitante inúmeras fontes de "água para beber", procuradas diariamente por milhares de pessoas. A mais famosa é a Fonte dos Amores, cuja água pode ser tomada diretamente da fonte, um manancial de águas cristalinas que desce por uma encosta de pedra formando uma belíssima cascata. Outras fontes que atraem os turistas são a Monjolinho e a Sinhazinha.

Além das águas, uma boa opção de lazer é a Represa Bortolan, ideal para a pesca e esportes náuticos como passeios de barco, lanchas e pedalinhos. Outro ponto turístico obrigatório é o Véu das Noivas, um conjunto de três cachoeiras que à noite são iluminadas por possantes holofotes, proporcionando uma visão espetacular. Conta com um restaurante em estilo mexicano e um pitoresco trenzinho "Maria Fumaça" que percorre o local. A cidade é dominada pelo Cristo Redentor, localizado no ponto mais alto daserra de São Domingos, a 1.686 metros de altitude, que permite uma deslumbrante vista panorâmica. Outros passeios podem ser feitos de charrete, visitando os pontos turísticos da cidade: o relógio floral, o Country Club, o Recanto Japonês e as feiras de arte e artesanato, além do Centro Cultural e o Museu Histórico.

São Lourenço

Conhecida por suas belezas naturais, clima saudável e uma grande variedade de águas minerais, São Lourenço oferece excelente infra-estrutura para o turismo, com uma moderna rede hoteleirae várias pousadas. Para contrastar com essa modernidade, a  estação ferroviária, construção do início do século passado, é um marco da arquitetura colonial inglesa, com azulejos originais preservados e madeiramento de lei importado da China.Obviamente, o principal ponto turístico da cidade é o Parque das Águas, localizado numa área de 430 mil metros quadrados. Seu complexo hidromineral conta com seis fontes, cada qual com propriedades terapêuticas definidas: Fonte Magnesiana, indicada para problemas hepáticos; Fonte Alcalina, utilizada para problemas gástricos; Fonte Ferruginosa, ideal para o tratamento de anorexia e anemia; Fonte Alcalina, ideal para o tratamento de úlceras gastroduodenais; Fonte Sulfurosa, utilizada em distúrbios do intestino e diabetes. Para os adeptos de terapias relaxantes, o local ideal é o Centro Hidroterápico, um balneário com uma completa aparelhagem de fisioterapia, duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco e banhos com água carbogasosa, indicados para vários tratamentos.Entre as opções de lazer, um passeio obrigatório é o teleférico, que leva o turista do centro da cidade ao mirante, que permite desfrutar de uma belíssima paisagem da cidade. No Porto do Maneco, ao lado do teleférico, é possível alugar um barco e desfrutar de belas paisagens rio acima. Para quem prefere o turismo rural, basta alugar cavalos e percorrer trilhas que levam ao Sítio Primus ou à Fazenda Santa Helena. Para as crianças, a grande curtição são as pequenas charretinhas puxadas por bodinhos. Um dos locais mais procurados pelos jovens é a Ilha dos amores, uma pequena ilha no centro do lago, ideal para admirar uma enorme variedade de pássaros exóticos. Situada no ponto mais alto da cidade, a Montanha Sagrada é um local místico, onde se reúnem os seguidores da Sociedade Brasileira de Eubiose, que acreditam ser a entrada para outros mundos subterrâneos. Para eles, São Lourenço é a capital espiritual do mundo. Outro local para meditação é a Ermida Bom Jesus do Monte, primitiva Capela da Estrada, santuário cuja construção foi iniciada em1892 e concluída em 1903.

Por: Thomas Iacocca

veja também