Descubra por que Istambul, na Turquia, conquista turistas

Descubra por que Istambul, na Turquia, conquista turistas

Atualizado: Quinta-feira, 2 Setembro de 2010 as 4:50

Fevereiro de 2005. Temperatura, -2º C. Neve --não a de filmes da Disney, mas aquela que já virou lama. E o trajeto aeroporto-cidade mais lembrava Guarulhos-São Paulo. Bem desestimulante. A pergunta foi inevitável: "O que eu vim fazer aqui?"

Ao chegar ao hotel, a dúvida ganhou coro. Dessa vez, expressa pelo moço do check-in: "A senhora mora no Brasil? Mas então o que veio fazer aqui?"

Além de Alex --jogador brasileiro, ex-Palmeiras, que começava a ganhar status de Pelé no Fenerbahçe--, para o rapaz do hotel parecia improvável que alguém encarasse tão longa jornada até lá.

Entre outras surpresas, fui obrigada a rever o ditado de que a primeira impressão é a que fica. Se nos primeiros dez minutos desde que chegara ao hotel eu não teria resposta à dúvida que eu e o atendente tínhamos em comum, seis dias depois eu não queria deixar a cidade. Istambul, a antiga capital de dois impérios --Bizantino, até o ano 330, e Otomano, até 1453--, havia me conquistado.

E vem conquistando cada vez mais turistas. Levantamento da OMT (Organização Mundial do Turismo) mostrava, já em 2007, que a Turquia se firmava no ranking dos dez países mais visitados do planeta, em sétimo lugar.

Por: Priscila Pastre-Rossi

veja também