Desfrute as belezas de Porto Belo.

Desfrute as belezas de Porto Belo.

Atualizado: Quinta-feira, 15 Julho de 2010 as 3:50

O pequeno município de Porto Belo, em Santa Catarina, com seus 12 mil habitantes, vê sua população mais que triplicar na alta estação. E o motivo dessa mudança está ligado as suas belezas naturais. Diversas praias e uma belíssima ilha dão boas-vindas aos turistas.   O local, que fica a cerca de 60km de Florianópolis, foi habitado por pescadores que vieram do arquipélago de Açores, em Portugal. Atualmente, a pesca continua sendo uma atividade importante de Porto Belo e contribui para o clima bucólico das praias.

A praia que leva o nome do município possui águas calmas e tem como cenário no horizonte a Ilha de Porto Belo. Da areia saem embarcações que levam os turistas à ilha, localizada a 900m de distância, e a outras praias do município.

Oficialmente chamada de Ilha João da Cunha, a Ilha de Porto Belo recebeu em 1996 uma infra-estrutura para atrair visitantes. Trilhas são orientadas por monitores e uma delas dá acesso ao mirante instalado no ponto mais alto do território. Outro atrativo é o Ecomuseu Univali, que guarda, entre outras coisas, o esqueleto de uma baleia bryde com 13m de comprimento.

Vale a pena também conhecer a Praia do Perequê, a maior do município; o Costão das Vieiras com suas três pequenas faixas de areia; e a Praia do Caixa d'Aço que é um porto natural. Se você quer se arriscar na pescaria marítima, uma boa dica é a Ponta de Porto Belo, o local possui baías e paredões rochosos. E para conhecer de perto o modo de vida dos pescadores, vá até a Praia do Araçá, uma vila que ainda conserva os costumes dos primeiros colonizadores.

Fora da areia O centro da cidade também merece ser conhecido. A Praça dos Pescadores é onde eles se encontram para contar histórias e falar sobre os últimos acontecimentos. A Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos vale a visita por causa de sua construção, datada em 1814. Ela foi erguida por escravos e segue o estilo açoriano.

Como chegar A BR 101 leva até o município de Porto Belo. Se você estiver indo sentido sul, depois de passar por Balneário Camboriú, siga mais 18km até o trevo de acesso à cidade. Se estiver seguindo no sentido norte, Porto Belo fica a 60km após a passagem por Florianópolis.

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, 59km de distância. Nele há vôos regulares para o Rio de Janeiro e São Paulo. Também é possível descer em Florianópolis e, em seguida, pegar um táxi ou um ônibus.

E se você quiser ainda mais facilidades, a saída é chegar pelo mar. Diversas embarcações ancoram na cidade.

Onde ficar Pousada du Cais Rua Manoel Felipe, 18Pousada Jardim Porto Belo Rua José Amâncio, 235www.pousadajardimportobelo.com.brPousada Peabiru Rua São Luís, 204www.pousadapeabiru.comPousada Sonho Meu   Rua São Luiz, 500www.pousadasonhomeu.com

Colaborou para esta matéria o internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos

veja também