Destinos do Brasil: Armação de Búzios

Destinos do Brasil: Armação de Búzios

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 11:01

Localizado no litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, Armação dos Búzios tem sua origem em uma pequena aldeia de pescadores. No passado, foi povoada por índios Tamoios e depois por piratas franceses. Recebeu a visita da artista

francesa Brigitte Bardot nos anos de 1960, e ficou famosa no mundo todo.

Atualmente é um dos destinos mais sofisticados do País, oferecendo serviços de altíssima qualidade para atender aos mais exigentes gostos de visitantes nacionais e internacionais.

Possui cerca de 20 praias com beleza incomparável e ainda oferece roteiros históricos, culturais e ecoturísticos. Excelente local para a prática do mergulho, Búzios é o local perfeito para quem busca a paz durante o dia e a badalação à noite.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Armação - A Praia da Armação beira toda a Rua das Pedras e Orla Bardot. Na maioria do trechos não há areia. Duas esculturas, ambas em bronze, chamam a atenção: a primeira em homenagem à atriz Brigitte Bardot (em reparo) e, a segunda, em homenagem aos pescadores.

Dos Ossos - A Praia dos Ossos é cheia de barquinhos de pesca e sua orla arborizada tem um visual de cartão postal. Ótima para fotos e passeios.

Do Canto - A Praia do Canto é central e abriga casas e mansões ao longo de sua extensão. A água é geralmente quente e a praia recebe ventos freqüentes que sopram do leste.

Azeda - A praia Azeda é uma enseada com pouco mais de 300 m, cercada por pedras e vegetação de restinga, com águas calmas e cristalinas. É considerada, junto com a Azedinha, umas das mais bonitas do Brasil. A área ganhou, recentemente, o status de APA (Área de Proteção Ambiental).

Azedinha - A praia Azedinha, juntamente com a praia Azeda, é considerada umas das mais bonitas do Brasil. É pequena e isolada, com águas calmas e cristalinas. A área ganhou, recentemente, o status de APA (Área de Proteção Ambiental).

Ferradura - A Praia da Ferradura conta com areia clara e águas sempre calmas e cristalinas, geralmente bem frias.

Ferradurinha - Ferradurinha é cercada por belas montanhas, tem águas tranquilas e areias finas e brancas.

Mergulho - Uma fauna marinha privilegiada, em meio a águas cristalinas, fazem de Búzios um verdadeiro ""aquário vivo"". A cidade tem vários operadores de mergulho que levam você direto ao encontro deste mundo submarino.

Velejando em Búzios - Búzios é um paraíso para os velejadores. Freqüentemente são realizadas competições internacionais na cidade. Grandes campeões brasileiros, como Lars Grael, costumam praticar na cidade.

Rua das Pedras - A rua tem pouco mais de 400 m, mas é um charme do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios com certeza não seria a mesma. Repleta de restaurantes, bares, lojas e galerias de arte, a rua é o centro da badalação da cidade. Durante o dia fica mais vazia, se preparando para a agitação durante a noite.

Casa do Sino - Exemplo típico de construção buziana dos séculos passados, que ainda pode ser vista na cidade.

Igreja de Santana - Tombada pelo patrimônio histórico, a Igreja de Sant'Ana é um dos cartões-postais da cidade. Com arquitetura do século XVI, é a primeira referência cristã da cidade. A vista para a Praia dos Ossos que se tem de lá é linda.

Ecoturismo - Cercada por colinas e montanhas de exuberante vegetação, Búzios é um local onde seguramente você ainda pode desfrutar da natureza. Na Reserva das Emerências, você encontrará a mais pura vegetação de Mata Atlântica, com plantas exóticas, bromélias e até os últimos micos-leões-dourados da região.

Na Reserva de Tauá, confira as mais de 300 espécies de borboletas e 60 tipos de aves. Búzios agora tem em seu território duas APAS - Áreas de Proteção Ambiental. Visando a preservação da Natureza, a Praia Azeda foi recentemente contemplada com esse status e toda sua região só poderá conter no máximo 3% de área construída. A APA Pau Brasil abrange uma extensa área, que vai desde a Praia de Tucuns, em Búzios, até Cabo Frio. A área é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense.

Na Praia Olho de Boi, você encontra 50 m de praia absolutamente virgem, o que chamou a atenção dos naturistas, que fizeram dela o seu point em Búzios. Outros locais de pleno encontro com a natureza são a Lagoinha e a Praia de José Gonçalves. E tem ainda toda a beleza natural do vilarejo de Sana e suas atividades de ecoturismo a poucos quilômetros de Búzios.

Compras:

Escultura em papel machê - Peças coloridas de Ivone R. (a partir de R$ 80), expostas no ateliê e na calçada em frente a sua casa. Agendar com antecedência - Travessa de Santana, 32 (Praia da Armação). Tel. 2623-1495

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Localização:

Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Como chegar:

Rodoviário - Saindo do Rio de Janeiro, aproximadamente 2 horas de viagem. Após passar pela ponte Rio-Niterói, pegar à esquerda no sentido Rio Bonito. Depois de Rio Bonito, pegar à dir

veja também