Destinos do Brasil: Arraial do Cabo

Destinos do Brasil: Arraial do Cabo

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 11:06

Poucos lugares oferecem tantas alternativas para o turista, desde praias à vegetação luxuriante da Mata Atlântica, tudo com uma perfeita infra-estrutura preparada para receber bem os visitantes.

No Arraial, o visitante encontra praias de areias brancas

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Brava - A Praia Brava, com 200 m de extensão, só aparece na maré baixa. O visual, visto de cima do morro, impressiona, pois a praia é completamente selvagem.

Do Forno - De difícil acesso e com vegetação típica de restinga, que se estende até junto à água, a Praia do Forno tem aproximadamente 500 m de extensão, águas transparentes, mornas e esverdeadas. Formações rochosas impressionantes e as ruínas da antiga Fortaleza do Marisco (praticamente destruída) completam o visual da praia.

Praia dos anjos - É a Praia mais famosa e importante da região. No seu canto direito, localiza-se o Instituto da Marinha - IAPM, e o morro do Pontal do Atalaia. No seu canto esquerdo, além da Marina dos Pescadores e do Porto do Forno, encontra-se o Museu Oceanográfico da Marinha e o Largo Histórico (com o Marco Histórico, o Obelísco de Américo Vespúcio, o 1º poço d´ agua, a Casa de Pedra, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e diversas construções do século XIX). A Praia dos Anjos, que já foi poluída, hoje tem águas claras e temperatura quente. São 1.000 m de extensão.

Do Farol - A Ilha do Farol tem 5 km de extensão, com picos de até 390 m de altitude. É Reserva da Biosfera - Unesco. Já a praia possui 1.000 m de extensão, grandes dunas e águas azuis, transparentes e frias.

Pontal do Atalaia - As Prainhas são duas praias separadas por uma pedra e se tornam uma só enseada quando a maré está cheia. As Prainhas têm 300 m de areias muito brancas. O destaque é a Caverna do Amor, muito procurada por casais de namorados, pois diz a lenda que o casal que entrar lá para conhecê-la sai apaixonado para sempre.

Grande - A Praia Grande é uma gigantesca enseada com 40 km de muitas dunas de areia branca e fina. A água é transparente e fria, cuja temperatura chega a 8ºC em determinadas épocas do ano, devido ao fenômeno da ressurgência.

Praia do Pontal - É a primeira praia à esquerda de quem chega à cidade. Fica entre a Praia do Foguete (Cabo Frio) e o Morro do Miranda, a 4 km do centro de Arraial. É uma praia de 700 m, boa para a pesca de arrastão.

Prainha - É uma praia de 1 km de extensão, a cerca de 800 m do centro de Arraial do Cabo. Com quiosques e prédios baixos, é um cartão postal da cidade. Por uma trilha, à sua direita, chega-se a Praia da Graçainha, de apenas 15 m, cuja faixa de areia só aparece na maré baixa.

Praia Grande - Fica na Av. Projetada Beira Mar, a 1 km do centro da cidade. É uma praia oceânica de 1300 m e no seu canto esquerdo há quiosques e área urbanizada.

Praia dos Anjos - Localizada na Enseada dos Anjos, suas águas são claras e mornas. No seu canto esquerdo estão a marina dos pescadores e o Porto do Forno. No direito, o morro do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno - Fica na Enseada do Forno e tem acesso através de caminhada por trilha ou pelo mar. Está ao lado esquerdo da Praia dos Anjos e a cerca de 1,5 km do centro. Com 500 m de extensão, já se encontram as ruínas da Fortaleza do Marisco, onde são cultivados ostras e mariscos que são vendidos no local.

As Prainhas - Ficam na Enseada do Boqueirão no lado do Pontal do Atalaia. São duas pequenas praias, separadas por rochas, que juntas devem ter uma extensão de 1 km.

Praia Brava - É a praia preferida dos surfistas. Fica a uns 2 km do centro de Arraial do Cabo, do lado de fora do Pontal do Atalaia.

Praia da Massambaba - Praia oceânica com 25 km de extensão, é uma continuação da Praia Grande.

Praia do Sudoeste - À sua volta destacam-se as salinas e a lagoa de Araruama, além das casuarinas na orla.

Gruta Azul - Pode ser alcançada de barco para admirar sua beleza interior.

Farol - Está situado na Ilha de Cabo Frio e é uma visita obrigatória. Do lugar, o visual panorâmico do município e a beleza das praias.

Lagoa Azul - Lugar lindo e aconchegante, com águas claras, é uma extensão da lagoa de Araruama. Fica a apenas 10 minutos do centro de Arraial do Cabo. A Lagoa Azul é um dos pontos preferidos pelos turistas que visitam Arraial do Cabo.

Ilha do Francês - Ponto obrigatório para os praticantes de mergulho

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Localização:

Situado a 140 km do Rio de Janeiro, entre Búzios e Cabo Frio, de um lado, e Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia, do outro, o Arraial do Cabo está no centro de um importante cinturão turístico.

veja também