Destinos do Brasil: Garopaba

Destinos do Brasil: Garopaba

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 10:12

Ancorada no belo litoral de Santa Catarina, com suas oito praias, cada qual com seus atrativos particulares, encontra-se Garopaba.

Na década de 70, a pequena vila de pescadores foi descoberta por "forasteiros", que com suas mochilas e

barracas começaram a dar-lhe um colorido diferente. Este foi o embrião da cidade, que hoje, graças a uma legislação urbanística apropriada, ainda mantém as características da vila original, com suas casas térreas ou assobradadas, sem a presença de edifícios. Abençoada pela natureza com sua diversificada beleza, apresenta perfil ideal para o ecoturismo; prática de esportes como surfe, windsurfe, asa-delta, parapente, trekking e enduro; simples descanso ou, para os que preferem a agitação, os "points" da Ferrugem. A maioria de suas praias é ideal para a prática do surfe. Partindo do norte ao sul, em seqüência, são elas: Gamboa, Siriú, Garopaba, Preguiça, Silveira, Ferrugem, Barra e Ouvidor. Destaque para Ferrugem e Silveira, que já foram palco de diversos campeonatos internacionais. A praia de Garopaba, que fica bem no centro do município, é a que oferece maior infra-estrutura, dispondo de vários restaurantes, pousadas, hotéis, lojas, postos, farmácias e supermercados, esta praia não é apropriada para o surfe, abrigando principalmente adeptos de esportes náuticos e pescadores profissionais, que deixam suas canoas na beira da praia.

Praia do Rosa - Em 2003, a Praia do Rosa foi reconhecida como uma das 30 baías mais belas do mundo. O título, uma espécie de selo de qualidade, foi concedido pelo Club de las Plus Belles Baies du Monde, uma Organização Não Governamental com sede em Paris. Foi considerada também, em Outubro do mesmo ano, pela revista Próxima Viagem, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. É uma das praias mais bonitas e badaladas do litoral catarinense. Particularmente, a Praia do Rosa é um local preservado, elitizado e de muito charme. Uma enseada rodeada de morros onde o mar é cristalino e de um azul magnífico que contrasta com verde da mata virgem. Entre a praia e o morro existem ainda duas lagoas, uma doce e outra salgada. No verão faz muito sol e a temperatura chega a mais de 30ºC; no outono, considerado o melhor clima para a região, a temperatura é de aproximadamente 24ºC.

Da Ferrugem - Considerado o paraíso dos surfistas e recanto de belas mulheres, a Ferrugem explodiu em crescimento nos últimos anos e é a segunda em crescimento no município. Seu ar jovial e belas paisagens contrastam com as modernas casas dos turistas e as rústicas moradias dos nativos. Bonita, com ondas perfeitas e águas de cor esverdeada clara, a Ferrugem tem ainda um canal que a separa da praia da Barra. Foi justamente este canal que acabou batizando o balneário, segundo os moradores. Em dias em que o fundo está mais cheio de areia, as águas do canal ficam mais amareladas, com uma cor ferruginosa, daí o nome Praia da Ferrugem. No lado direito há um costão de pedras que forma piscinas naturais. Atualmente, esta praia dispõe de água tratada.

Da Silveira - Rica em vegetação, esta praia quase nativa guarda encantos únicos, difíceis de encontrar reunidos em um só local. Rodeada de montanhas e controlada em nível ambiental por seus moradores e grande parte de seus freqüentadores, a Silveira consegue manter-se livre da urbanização desenfreada, que impera nas regiões com as mesmas características naturais. Praia de tombo, com costão de pedra. É considerada uma das melhores praias do Brasil para a prática do surf pelo tamanho e formação de suas ondas, com ondulações que chegam tanto de nordeste, de leste ou do sul. Sua fama dá-se por suas ondas perfeitas, já que o fundo de pedra do canto sul propicia a formação de verdadeiras pistas de água em movimento, que atraem surfistas de todo o mundo. Estuário de desova da tainha, a Silveira recebe também aficcionados de pesca artesanal, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.

Vermelha - É uma praia quase deserta e sem infra-estrutura. Possui ondas fortes e enseada em diagonal com mar aberto.

Portinho - Localizado entre as praias do Ouvidor e Vermelha, proporciona uma vista magnífica dos costões do Ouvidor até a Ponta da Silveira. O acesso é pelas pedras paralelas ao Costão do Ouvidor. O local é um ótimo ancoradouro para pequenas embarcações.

Rio Siriú - São filetes de água que descem do Morro da Gamboa para compor o Rio Siriú, que mais adiante deságua na Lagoa do Siriú e, juntos, seguem para a praia.

Rio da Encantada - Começa no bairro de Ambrósio e deságua na Lagoa de Garopaba.

Porto Novo - Localizado no extremo sul da Praia do Rosa, é o local apropriado para a pesca da tainha. Neste local já foram arrastadas, de uma só vez, em 1974, dez mil tainhas em época de safra. Nos dias em que o mar encontra-se com enormes ondulações, também é o local apropriado para que os surfistas atravessem a arrebentação.

Ilha do Coral - Distante da Praia de Garopaba à 45 minutos de barco, é uma bela ilha. Durante a temporada, são oferecidos serviços de transportes para passeios na ilha.

Cachoeira do Macacú - A natureza do local convida todos a desfrutarem das águas puras e cristalinas da piscina natural. Devido à ação dos raios solares nas pedras durante o dia, as águas sofrem um leve aquecimento, tornando-a agradável também durante à noite, seja para banho ou mergulho. No local, existe uma serraria desativada, movida a roda d'água.

Dunas - As Praias do Siriú e do Ouvidor são cercadas por muitas dunas, onde a prática de esportes na areia é favorecida. Na estrada que liga Garopaba a Paulo Lopes encontramos as Dunas do Siriú. Está localizada a 5 km do centro, é de fácil acesso, possui uma ampla área e inclinação, ideal para a prática do sandboard. Conta com toda a infra-estrutura necessária no local. No meio ambiente, serve como filtro físico à ação das ondas, além de fornecer reserva de areia para a praia, evitando assim, o avanço do mar.

Praia do Rosa - Apropriada para o descanso, o lazer e a prática de esportes, além é claro, das belezas naturais, esta é a Praia do Rosa. Já mundialmente conhecida por receber, anualmente, a visita das Baleias Franca, que chegam para reproduzir e amamentar seus filhotes entre os meses de julho e novembro, e por suas ondas, bem formadas, grandes e propícias para a prática de surf.

Situada a 70 km de Florianópolis e a 15 km do sul de Garopaba, preservada com muito charme e uma infra-estrutura completa de restaurantes, bares e pousadas, mulheres bonitas e ondas quase perfeitas. O Rosa é cercado por costões, a beira da praia com areias brancas e duas lagoas. Possui ainda duas estradas, a principal que leva até a beira da praia ou ao Caminho do Alto do Morro e outra que vai até a Barra da Lagoa de Ibiraquera. População basicamente composta por pescadores, sendo que na alta temporada a população flutuante triplica nas ruas estreitas e esburacadas, onde o melhor mesmo é andar a pé para curtir a natureza do Rosa e não se estressar com engarrafamentos

Localização:

O Município de Garopaba localiza-se no litoral sul do Estado de Santa Catarina, a 96 km de Florianópolis.

Como chegar:

Saindo de Florianópolis, seu acesso é feito pela BR-101. No trevo de Araçatuba (km 272), toma-se a SC-

434 e, após percorrer 14 km, chega-se à cidade. Por via aérea o acesso dá-se pela capital, Florianópolis, que conta com o Aeroporto Internacional Hercílio Luz. (2) (5) Distâncias: Porto Alegre: 400 km Florianópolis: 91 km Laguna: 62 km

Tubarão: 79 km

Torres: 234 km

Buenos Aires - Argentina: 1.470 km Montevidéu

Uruguai: 1.360 km

veja também