Destinos do Brasil: Lages.

Destinos do Brasil: Lages.

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 10:14

Essa importante cidade do Estado de Santa Catarina se destaca por ter feito parte da rota dos tropeiros durante grandes batalhas travadas no sul do Brasil.

A colonização feita por italianos, portugueses, espanhóis e alemães deixou características únicas por todos os cantos de Lages e fez da cidade serrana um lugar charmoso e agradável. O clima predominantemente frio, combinado aos prédios de fachadas suntuosas do início do século XX, confere às ruas um ar romântico e único.

A riqueza do conjunto arquitetônico de Lages está também nos diversos monumentos construídos em homenagem aos personagens que construíram a história local, como o Monumento ao Imigrante e o Monumento ao Tropeiro. Lages também é conhecida como a “capital nacional do turismo rural” e deve esse título às inúmeras atrações naturais e, também, aos hotéis-fazenda que possui.

A maioria dos estabelecimentos é gerenciada pelas famílias proprietárias, que acompanham os visitantes durante a participação nas mais tradicionais atividades do homem do campo, como lida campeira, domas de animais, cavalgadas e pesca. Quem se hospeda nessas fazendas pode participar das aconchegantes rodas de histórias em volta da fogueira, regadas a chimarrão. O cenário fica ainda mais completo com os quartos rústicos, piscinas naturais, museus e bibliotecas com documentos, objetos históricos e as delícias da culinária regional.

Durante o inverno as constantes geadas e nevascas deixam a cidade ainda mais atraente. No mês de junho é realizada a tradicional Festa do Pinhão, que forma um cenário típico que pode ser apreciado pelos visitantes. Para quem curte o contato com a natureza, Lages oferece um amplo Parque Ecológico, com mais de oito mil pés de araucária, de onde se extrai o pinhão. Lá os passeios são bem relaxantes e podem ser feitos no Salto do Rio Cachoeiras, formado por um grande lago, barragem, cascata e área verde.

Hotéis-fazenda

Cavalgar e ordenhar vacas leiteiras, dormir num aconchegante quarto rústico e saborear os pratos típicos do sul do Brasil sem sair do hotel. Alguns deles estão localizados próximos à cidade, outros um pouco mais distantes, mas todos têm o charme característico da região.

Salto do Rio Caveiras

Lugar ideal para acampamentos, possui lagos e barragem cercados por uma ampla área verde. Localizada a 20 km do centro de Lages.

Catedral Nossa Senhora dos Prazeres

Construída em 1922 por padres franciscanos, essa igreja tem sua estrutura completamente feita em pedras e vitrais importados da Alemanha, que dão ao lugar uma luminosidade peculiar. O interior do templo tem o altar-mor construído em estilo gótico.

Museu Thiago de Castro

Maior museu particular do Estado, foi montado a partir de 1937 por seu idealizador, Danilo Thiago de Castro - que tinha 17 anos na época. Lá podem ser vistos documentos, imagens e objetos dos séculos XVIII e XIX, como armas de guerra, utensílios de trabalho, peças de vestuário e objetos de uso cotidiano. Aberto de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Monumentos

Monumento ao Tropeiro, construído em memória aos tropeiros paulistas que cruzaram o planalto serrano catarinense; Monumento ao Imigrante, que lembra a colonização feita por europeus; Monumento Traçador, feito em homenagem ao artesão lageano; Monumento à Bíblia, espaço utilizado pelas igrejas para a realização de eventos religiosos.

Lages fica no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, e suas distâncias são:

Florianópolis: 228 km

São Joaquim: 80 km

Vacaria:108 km

Caxias do Sul: 233 km

Via rodoviária: O acesso a Lages pode ser feito pela BR-282 ou pela BR-116.

Via aérea: A cidade possui aeroporto.

veja também