Destinos do Brasil: Maragogi

Destinos do Brasil: Maragogi

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 10:15

Principal destino do Estado de Alagoas depois da capital, atrai visitantes de Maceió e Recife. Possui praias de ondas

calmas, recifes e uma grande piscina natural conhecida por Galés. Da praia de Japaratinga, ao sul, uma balsa atravessa o Rio Manguaba para Porto das Pedras, local com praias desertas. Inicialmente Maragogi era um povoado chamado Gamela.

Em 1887 foi elevado à categoria de vila e passou a chamar-se Isabel, em homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão. Mais tarde, em 1892, recebeu o nome de Maragogi. O local possui Clima tropical, quente e úmido, com temperatura média de 27ºC, altitude de 5 m, e as bacias hidrográficas formadas pelos rios Maragogi, Persinunga, dos Paus e Salgado. Na região há trechos de Mata Atlântica, restingas, manguezais e recifes. Nas proximidades do centro da cidade e da orla marítima, são encontrados bancos de areia chamados de “coroas”, que ficam descobertos durante as marés baixas, possibilitando passeios e banhos em piscinas naturais. O fuso horário é o mesmo de Brasília: UTC –3.

Barra de Santo Antônio - Possui 5 km de extensão, muitos coqueiros, areia branca e fofa, recifes e bancos de corais. Após a travessia de balsa, seguindo para a direita há a Ilha da Crôa, separada do continente pelo Rio Santo Antônio Grande, que marca o encontro entre o rio e o mar. O mar é mais calmo para o lado da Croa e mais agitado para o outro lado.

Em toda a Costa Dourada os frutos do mar são ingredientes base dos mais deliciosos pratos e, em Maragogi, esta regra se aplica com louvor. Nos bares e restaurantes são várias as opções, desde robustas lagostas e camarões, às várias espécies de peixes e moluscos, preparados e servidos das mais variadas formas.

Salinas do Maragogi Resort - Planejado para garantir conforto e funcionalidade, o Salinas foi construído de modo integrado à paisagem, proporcionando em sua ampla área verde a sensação de pleno contato com a natureza.

Praia Barra de Santo Antonio - Além das praias, pode-se fazer passeios às piscinas naturais e à Ilha da Croa, separada do continente pelo Rio Santo Antônio Grande. Com seus 5 km de extensão e muitos coqueiros no seu decorrer, há muita areia branca e fofa, sem contar com os recifes e bancos de corais que chamam muita a atenção dos visitantes. O acesso é feito por balsa que atravessa o Rio Santo Antônio Grande.

Praia de Maragogi - As praias de Maragogi têm ondas fracas, recifes e muita areia fina. Na maré baixa formam-se bancos de areia com piscinas naturais conhecidos como Croas (a 5 km da costa) e da Galé (a 6 km). Ao sul, entre a Vila de Japaratinga e o Pontal, localizam-se as praias menos urbanizadas e as falésias de 20 m de altura. Há um passeio de barco que leva a recifes localizados a 6 km da costa. A praia de Maragogi fica próxima ao Rio Maragogi, com ondas fracas, areia fina e batida e recifes. A 6 km da costa, a maré baixa forma a Croa da Galém, bancos de areia com piscinas naturais boas para mergulho. Jangadas e barcos levam os turistas até o loca

Localização:

Maragogi fica no litoral norte de Alagoas, no meio da Costa Dourada.

Como chegar:

As estradas que dão acesso a Maragogi são a AL-101 Norte, partindo de Maceió e a PE-060, partindo do Recife. (1) Distâncias: Maceió: 125 km Recife: 140 km

veja também