Destinos do Brasil: Mata de São João

Destinos do Brasil: Mata de São João

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 10:25

Carinhosamente apelidada de "Polinésia Brasileira", Mata de São João é o lugar ideal para passeios a pé, a cavalo ou de jipe pelos seus 12km de praias. Além de dunas e coqueirais, piscinas naturais no meio do mar e uma animada aldeia de pescadores, Mata de São João oferece uma excelente infra-estrutura turística. Lá estão localizados os hotéis de luxo da badalada Praia do Forte, sede do Projeto Tamar; a Reserva particular de animais silvestres de Sapiranga; Vila de Diogo, com dunas e riachos de águas transparentes, ótimos para banhos; Praia de Imbassi, onde o visitante pode escolher entre o banho de mar e o banho nas águas límpidas, rasas e tranqüilas do rio; e muito mais. Entre as edificações históricas, encontra-se o Castelo Garcia D’Ávila / Casa da Torre, construído em 1551 e tombado como Patrimônio Histórico em 1938; e, ainda, a Capela de São Francisco de Assis, erguida no século XX. 

Situada entre as Praias de Conceição e o Pontal, Maria Farinha tem sua paisagem dominada por casas de veraneio e barracas que funcionam como bares. Sua extensão é de cerca de 4 km em praia quebrada e ondulada, com uma vegetação predominante de coqueiros. Suas areias são finas e de tonalidade clara. Suas águas são consideradas boas para banho, apresentando pouca profundidade e pequena intensidade na preamar.

A intensidade das marés é média, com um recuo aproximado de 50 m. Observa-se presença de arrecifes ao seu largo, na maré baixa. Possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, com trechos de erosão.

Existência de equipamentos e serviços turísticos: marinas, pousadas, bares, restaurantes, parque aquático e hotéis.

Pontal de Maria Farinha - Localiza-se na foz do Rio Timbó. Dele pode-se avistar as praias do Capitão e da Gavoa em Nova Cruz, no município de Igarassu, a Ilhota Coroa do Avião e, mais ao fundo, a Ilha de Itamaracá. Sua extensão é de aproximadamente 500 m em praia ondulada, de areias finas e vegetação de coqueiros. Boa para banho, suas águas são pouco profundas e apresenta grande intensidade de marés. Na baixa-mar observa-se pequenas marolas e na preamar pequenas ondas. Seu recuo na maré baixa atinge cerca de 100 m. Possibilidade de ancoragem para pequenas e médias embarcações.

Existência de equipamentos e serviços como hotel, marina, aluguel de barcos, jet-ski e ultraleve

Localização:

Estado da Bahia, a 50 km de Salvador.

Como chegar:

Via Rodoviária: o acesso é feito pelo km 1 da Linha Verde, logo após o término da Estrada do Coco, onde existe um entroncamento com placa indicativa. Daí até o povoado, percorre-se 1,5 km, através de rua pavimentada com paralelepípedos. Há linhas regulares de ônibus partindo de Salvador para a Praia do Forte

veja também