Destinos do Brasil: Matinhos

Destinos do Brasil: Matinhos

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 10:27

As grandes atrações de Matinhos são as praias. Ao todo são 17 km. A área do município também abriga diferentes rios e morros. Todos ótimos locais para quem gosta de manter contato direto com a natureza.

Entre os atrativos mais procurados em Matinhos está o Balneário de Caiobá. Ali, as praias Mansa, Bela, Brava e dos Amores figuram entre as preferidas, com belas paisagens e deliciosos banhos de mar. A Ilha da Tartaruga ou do Farol também faz sucesso entre os visitantes. Para completar o passeio, uma ótima opção é visitar o Museu Ecológico João José Bigarella, que fica no centro da cidade e apresenta em seu acervo coleções de corais, minerais, crustáceos e conchas, além de outras raridades. Se ainda sobrar disposição, a dica é visitar o Parque Estadual do Rio da Onça, que conta com um Centro de Visitantes e trilhas de fácil acesso, em meio a formações de restinga, capoeira e caxetais

Parque Aquático Águas-Claras

Situado na rodovia Alexandra-Matinhos – na altura do km 20 – o Parque Aquático Águas-Claras conta com ótima estrutura de lazer. Possui belos lagos de pesca, toboáguas, piscina de correnteza com bóias, parque aquático infantil, quadras esportivas, churrasqueiras, lanchonetes, restaurante, loja de suvenires e sorveteria. Oferece locais apropriados para caminhada, trekking e hikking.

Na cidade

Igrejinha de São Pedro

Edificação erguida entre os anos de 1938 e 1944 que abrigou a Igreja Matriz de São Pedro durante muitos anos. É o único bem histórico que rememora o passado do município. Em 1987 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Igreja Matriz de São Pedro

Igreja de linhas arquitetônicas simples, localizada no centro da cidade. Foi construída para abrigar o número crescente de fiéis que freqüentava a Igrejinha de São Pedro, antiga Matriz.

Museu Ecológico João José Bigarella

Fica no centro da cidade. Possui em seu acervo coleções de corais, minerais, crustáceos e conchas, além de outras raridades.

Atrações naturais

Parque Estadual do Rio da Onça

Fica perto dos Balneários Riviera e Praia Grande. Com área de 118,5 hectares, possui ricas fauna e flora, exercendo importante papel na preservação do ecossistema litorâneo. O Parque conta com um Centro de Visitantes e trilhas de fácil acesso, em meio a formações de restinga, capoeira e caxetais.

Morro do Boi

Tem cerca de 160 metros de altura e trilhas que levam até o mar; constitui ótimo local para pesca, escalada técnica, parapente e caminhadas.

Morro do Escalvado

Com 260 metros de altura, também é conhecido como Morro da Cruz. Tem acesso por trilhas e, nos dias claros, proporciona uma bela vista de quase todas as praias e cidades da região. As trilhas levam o visitante da Praia Bela até o outro lado do Costão, onde o mar aberto proporciona bons locais para a prática da pesca. Esportes radicais como rapel, escalada técnica e parapente também têm vez no lugar.

Ilha das Tartarugas ou do Farol

Está ligada à Praia dos Amores por um istmo de pedras naturais. É pequena e recoberta por rica flora. Ficou assim conhecida por causa do farol existente no local, que orienta os barcos pesqueiros que adentram a Baía de Guaratuba. Constitui excelente local para pesca, caminhadas e mergulho.

Mirante das Pedras

É um dos principais pontos turísticos de Matinhos e está localizado entre as praias Brava e Mansa. É um morro entre pedras, banhado pelo mar. Constitui um dos melhores pontos para a prática do surfe do litoral paranaense.

Praias

Praia Brava

Situa-se numa enseada com águas rasas e um pouco agitadas, circundada por um jardim e alguma vegetação. Num de seus extremos localiza-se o Morro do Boi e, no outro, a Pedra de Matinhos. Nela são realizados campeonatos de surfe. Estende-se por cerca de 3.500 metros.

Praia Mansa

Também situada numa enseada, na entrada da Baía de Guaratuba, possui águas bastante calmas e pouco profundas, além de um belo jardim ao seu redor. Tem aproximadamente 1.500 metros de extensão. Dali é possível alcançar a Praia Bela ou Prainha do Farol e a Ilha das Tartarugas.

Grade de Produtos

Ecoturismo – Caminhada/ Obs Fauna

Esporte – Pesca esportiva/ mergulho/ aventura/ surfe

A cidade de Matinhos fica no Estado do Paraná e suas distâncias são:

Paranaguá: 48 km

Joinville (Estado de Santa Catarina): 90 km

Curitiba: 111 km

Ponta Grossa: 229 km

Florianópolis (Estado de santa Catarina): 265 km

Guarapuava: 372 km

São Paulo (Estado de São Paulo): 473 km

Londrina: 501 km

Maringá: 545 km

Cascavel: 625 km

Porto Alegre (Estado do Rio Grande do Sul): 735 km

Foz do Iguaçu: 750 km

Via Aérea: o aeroporto mais próximo é o da capital Curitiba, que fica a 111 km dali. Ele recebe vôos diários da maioria das capitais brasileiras.

Via Rodoviária: Saindo de Curitiba, siga pela BR-277 com destino a Paranaguá. São cerca de 110 km de viagem. Outra opção, também pela BR-277, é seguir por 4 km até a BR-508, virar à direita na PR-407 e chegar ao trevo de acesso à Ilha do Mel, prosseguindo pela PR-412, à direita. São mais 12 km até Matinhos. Esse trajeto tem aproximadamente 120 km. Há, ainda, a opção de pegar a BR-376, seguindo à esquerda depois de Garuva pela PR-412, e rodar por 38 km até o município de Guaratuba. Ali se toma uma balsa (ferryboat) que atravessa a baía até chegar a Matinhos. A distância é de aproximadamente 126 km

veja também