Destinos do Brasil: Morro de São Paulo

Destinos do Brasil: Morro de São Paulo

Atualizado: Quarta-feira, 20 Abril de 2011 as 10:30

Primeira, segunda, terceira, quarta, quinta praia... Assim é a ordem das lindas praias do Morro de São Paulo. Este lugar paradisíaco onde as caminhadas são essenciais é um convite ao lazer e ao descanso.

A Prainha, localizada ao pé da fortaleza do Morro, é a praia mais freqüentada da ilha. A Ponta da Pedra, entre a ponte do ancoradouro Iate Clube do Morro e a Praia da Gamboa é um lugar bem conservado. Seu acesso é difícil durante a maré alta. São praias tranqüilas, com pedras e falésias.

A Prainha do Forte, ao lado da Fortaleza do Morro, é ideal para assistir o pôr do sol. A Primeira Praia é a praia mais perto da vila, com 500 metros de extensão. Mar de águas mornas, tranqüilas e esverdeadas, propício para banho em todos os períodos da marés.

A Segunda Praia é a mais famosa do Morro de São Paulo, de 400 m de extensão. Enseada de águas transparentes, propícias para banho, em todos os períodos da maré. Durante as marés baixas, graças à presença de recifes, surgem piscinas naturais que formam pequenos aquários naturais aos quais é preciso tomar cuidado, pois o fundo é duro, escorregadio e cortante.

A Terceira Praia é mais tranqüila e silenciosa que a Segunda,com 800 ms de extensão. No final da praia há uma formação de recifes onde ficam as Pedras do Coelho e da Sereia, muito visitadas e fotografadas.

A Quarta Praia tem extensão de 4 km, que durante a maré baixa possui largas faixas de areia. Na maré baixa, piscinas naturais de água morna se formam entre seus recifes de corais. Mar de águas mornas, esverdeadas e transparentes, propício para banho em todos os períodos das marés. As areias ficam à frente de abundante vegetação e vasto coqueiral.

A Quinta Praia é conhecida também como Praia do Encanto e Carapitangui, por estar perto da foz do rio homônimo. Praia de águas mornas e claras e areia fina. Nas marés baixas, surgem do mar bancos de areia, que propiciam caminhadas muito longe da praia. Mais ao sul, a praia é limitada por um vasto manguezal de interesse ecológico, sendo esse ponto quase deserto, por ser de difícil acesso

Localização

O povoado do Morro de São Paulo se localiza no extremo norte da Ilha de Tinharé. Todos os dias saem barcos e lanchas do Porto de Valença para o Morro de São Paulo. Há vôos diretos do aeroporto de Salvador para o povoado, além dos catamarãs.

veja também