Desvele Londres entre o sisudo e o hilário

Desvele Londres entre o sisudo e o hilário

Atualizado: Sexta-feira, 14 Maio de 2010 as 9:57

Ao largo das sombras de uma indesejada crise econômica, Londres vive a primavera até o final de maio e se prepara para o verão, em junho. Organiza ainda a Olimpíada de 2012.

Independentemente de quantas vezes você já foi à capital britânica, há um mundo de atrações permanentes para rever e outras tantas, sazonais, para descobrir. Algumas programações são tão inglesas e tão insólitas que só poderiam mesmo acontecer lá.

Numa metrópole onde o Hyde Park reina soberano desde 1536, entre vários outros parques públicos, quando Henrique 8º tomou o terreno dos monges da abadia de Westminster para fazer dele seu campo de caça, chega a ser um luxo a abertura de jardins privados. Mas a Open Garden Squares Weekend, no fim de semana de 12 e 13 de junho, mostrará, por £ 9, canteiros contemporâneos, ecologicamente corretos, historicamente memoráveis, em coberturas e até mesmo cemitérios floridos (www.opensquares.org).

Para fazer esse tour quase secreto gastando só £ 7,50, compre ingresso antes no London Visitor Centre (1 Lower Regent Street) ou no www.capitalgardens.co.uk.

Digno do melhor humor britânico, outro evento insólito, a corrida de patos artificiais no Tâmisa, em 5 de setembro, às 13h30, em Molesey Lock, perto do palácio de Hampton Court, levanta fundos para caridade. Batendo recordes, o evento sui generis lança 205 mil patos de plástico no rio. Depois de 1 km, o vencedor é premiado no Sherriff Boat Club (www.thegreatbritishduckrace.co.uk).

Alguns participantes vestem fantasias e há um prêmio de 10 mil para o pato vencedor. Adotar um custa £ 2; torcer na competição não tem preço.

Se esses programas não são o seu sonho de consumo, leia nas páginas seguintes o que a Londres menos extravagante tem para mostrar agora e em qualquer época do ano.

Por: Silvio Cioffi e Priscila Pastre-ROssi

veja também