Dez destinos pouco conhecidos de turistas

Dez destinos pouco conhecidos de turistas

Atualizado: Terça-feira, 30 Agosto de 2011 as 2:26

Alguns países como França, Estados Unidos e Brasil recebem milhões de turistas estrangeiros anualmente. Outros, menores e menos conhecidos, recebem apenas alguns milhares. E não por falta de atrativos. O Terra selecionou dez países pouco conhecidos e preservados do turismo de massa, e que merecem muito ser visitados.

Tuvalu

O arquipélago das Tuvalu, no sul do Pacífico, é formado por nove atóis de coral cercados de águas cristalinas. Apesar de suas belezas, o país da Polinésia é visitado por pouquíssimos turistas, que precisam pegar voos caros e pouco frequentes desde Fiji para alcançar este arquipélago afastado. Tuvalu está sob a ameaça de ser o primeiro país a desaparecer em razão do aquecimento global, que pode fazer subir o nível das águas do mar e cobrir completamente o país, que já perdeu boa parte de seu pequeno território.

Kiribati

As ilhas de Kiribati se espalham por três arquipélagos, 32 atóis e mais de 3 milhões de quilômetros quadrados. Viajar entre as ilhas, muito afastadas entre elas, pode ser tão complicado quanto chegar ao país, que fica a 4 mil km do Havaí e a 5 mil km da Austrália. A dificuldade pode ser compensada por ter a certeza de estar bem tranquilo em praias paradisíacas, perfeitas para mergulhar em meio a uma natureza preservada.

Tajiquistão

Apesar de ter trilhas incríveis em montanhas da Ásia central, o Tajiquistão é um país distante e com um dos sistemas de visto mais burocráticos e complicados do planeta, o que faz dele um destino pouco visitado por turistas. Para os que resolvem encarar, o prêmio é uma experiência única, uma cultura muito diferente, belas paisagens montanhosas com picos de até 7500 metros no sul do país.

Ilhas Marshall

As Ilhas Marshall são um país da Micronésia formado por atóis paradisíacos com os típicos clichês de ilhas do Pacífico: lagoas azuis, lugares perfeitos para mergulhar e praias desertas. A cinco horas de avião de Honolulu, as Ilhas Marshall têm quase metade de sua população no atol de Majuro, capital do país.

São Tomé e Príncipe

Duas ilhas principais e um punhado de ilhotas formam São Tomé e Príncipe, um dos menores países da África, frente ao litoral da Guiné Equatorial e do Gabão. O arquipélago é um destino desconhecido pela maioria dos turistas, com praias e vegetação preservadas e com voos direto desde Lisboa.

Ilhas Salomão

Situadas ao nordeste da Austrália, com fronteiras marinhas com a Papua Nova Guiné e Vanuatu, o arquipélago das Ilhas Salomão é composto por 992 ilhas. Com uma natureza e uma cultura muito preservadas, as florestas montanhosas, vulcões e atóis de coral das Ilhas Salomão ficam ainda melhores quando você pode aproveitá-los sem cruzar hordas de turistas nas praias.

Comores

Frente à ilha de Madagascar e vizinhas da ilha francesa de Mayotte, as Ilhas Comores têm muitas belezas naturais e um potencial a ser explorado. Mas uma cultura islâmica muito rígida, com proibição de biquínis e álcool, dificulta o desenvolvimento do turismo que poderia alcançar o de outras ilhas da região, como as Seychelles .

Samoa Americana

A Samoa Americana é um território dos Estados Unidos no Pacífico, vizinho das ilhas Cook e Tonga, a meio caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia. As maiores atrações não estão na capital Pago Pago, e sim nas praias desertas de suas ilhas vulcânicas como Tutuila e Olosega.

Butão

Encravado no Himalaia, entre a China e a Índia, o reino do Butão tem templos budistas e vistas magníficas. O país é tranquilo, assim como sua pacífica população, com uma cultura preservada pela geografia do local e pela escassez do turismo, limitado pelo governo, que restringe o número anual de visitantes.

Mauritânia

Palco do encontro entre o deserto do Saara e o oceano, a Mauritânia é vizinha de países com um turismo desenvolvido, como Marrocos e Senegal, mas tem um turismo pouco desenvolvido. Suas dunas encontram-se entre as mais belas do planeta e suas praias estariam lotadas de resorts se ficassem em outros lugares do mundo

veja também