Dicas gerais de viagem internacional

Dicas gerais de viagem internacional

Atualizado: Sexta-feira, 3 Março de 2006 as 12

Para quem gosta de viajar é sempre importante ter em mão, informações úteis para que a sua opção de escolha seja  acertada e para que a sua viagem seja agradável e proveitosa.

Para tanto, destacamos alguns itens que são importantes para todo o turista.

Quanto ao Orçamento

Antes de qualquer decisão, pesquise o máximo de agências de turismo, consulte o guia, pois as opções e os preços e os planos mudam consideravelmente.

Certifique-se de tudo o que esteja incluído no preço para não ter problemas futuros para que a sua viagem tão sonhada não vire um pesadelo.

É prudente guardar Contratos, Notas Fiscais e toda a documentação até 2 meses após quitar a dívida da viagem.

Passaporte

Documentos para obtê-lo:

IMPORTANTE: Todos devem ser originais

Requerimento para passaporte (adquirir em papelaria) preenchido em letra de forma ou à máquina; Guia de Recolhimento GAR/FUNAPOL (adquirir em papelaria); 02 fotos 5x7 datadas e recentes, priorizando o rosto; Carteira de identidade ou, na falta desta, certidão de nascimento ou certidão de casamento, conforme o caso; Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais; Comprovante de quitação com as obrigações militares, para requerentes do sexo masculino até 45 anos de idade; Apresentação do passaporte anterior (válido ou não), caso já tenha tido passaporte; Autorização dos pais (ou juiz competente na falta destes) para menores de 18 anos - com firma reconhecida de ambos, no campo 33 do próprio requerimento, juntando os documentos originais dos pais, quando do encaminhamento. Observações:

Conforme o caso, poderão ser exigidos outros documentos; GAR/FUNAPOL

Código da Receita: 001-9

Código da Unidade arrecadadora: 027-2

Valor da taxa: R$ 89,71

  Entrega do Passaporte: cinco dias úteis; Com o passaporte em mãos, é importante tirar duas cópias das páginas de 1 a 5 e preencher, à lápis, a pág. 32, deixando uma cópia na mala e outra junto ao corpo, com o passaporte original muuuito bem guardado. Fontes:

Posto da Polícia Federal do Shopping Continental (fechado) Posto da Polícia Federal do Shopping Eldorado - Tel. setor passaporte: (11) 3225-5270.

Sobre a Cotação do dólar X real  - câmbio (exchange)

É recomendável acompanhar a cotação/oscilação do dólar por pelo menos dois meses antes da viagem para não ter problemas quando estiver fora do país, inclusive consultar a cotação (via internet) durante a viagem, caso contrário, na hora de pagar as contas, pode haver surpresas inesperadas.

Cartões de Crédito:

Existem taxas para as conversões de qualquer moeda para o dólar americano e posterior para o real.

Por exemplo, uma compra feita em Euro é convertida para Dólar e para o Real.

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a fatura do cartão de crédito, consulte os benefícios oferecidos pela administradora do seu cartão e principalmente sobre as taxas cobradas por ela para viagens ao Exterior, antes de viajar.

Câmbio (ou Exchange)

Existem muitas empresas de câmbio espalhadas pelas cidades, o que permite ao turista pesquisar as cotações em algumas antes de trocar o dinheiro, pois algumas oferecem mais vantagens e evita o prejuízo.

Sobre o Tempo

As variações do tempo é um dado muito importante para o turista, tanto para a escolha certa do vestuário como para fazer uma mala adequada ao país destino.

Como dica,  entre nos sites de consulta do tempo por pelo menos 1 mês, assim além de ficar ciente das variações da temperatura, você conhecerá um pouco mais sobre a cultura do local, hábitos etc.  Acesse o endereço: www.cnn.com.br e verifique a previsão do tempo de até 5 dias em todo o mundo.

Cultura

Pesquise, leia, oriente-se. Toda  informação sobre o lugar ou sobre a sua viagem é muito importante.

Não são raras as experiências nas quais um simples gesto pode significar um ato indelicado e,  dependendo de onde você está, uma grande gafe. Para você não se expor com procure conhecer e informe-se sobre a cultura da cidade e demais informações.

Existem muitos livros, revistas de viagens e na própria internet vários sites de pesquisa, para que a sua viagem seja um sucesso.

Sobre/Idioma/Aceitação de estrangeiros

Conhecer algumas palavras básicas no idioma do país é  indispensável, mesmo se tratando de uma viagem turística.

Algumas expressões universais como: por favor, obrigado e desculpas, ajudam muito em algumas situações, principalmente na hora de pedir informações.  

Na França e na Itália os turistas sofrem algumas restrições, mas se tentar se a comunicação for no idioma deles há uma sensível melhora.  

Passagem (avião/trem/ônibus/metrô)

É sempre importante obter vários orçamentos pois a passagem de  avião também tem variações de preço e por este motivo é importante fazer cotações em vários lugares e como se trata de viagem internacional, a cotação normalmente é em dólar e o valor pode ser pago, normalmente, em algumas parcelas no cartão (com o preço convertido para real). Na Itália é possível viajar de ponta a ponta de trem  mas para os lugares mais distantes é sugerida ou obrigatória a "prenotazione" (reserva), por isso sempre pergunte na bilheteria: "bisogna prenotare?", que significa "precisa reservar?", caso contrário, você corre o risco de estar numa poltrona reservada e quando o "dono" embarcar (...) Um detalhe importante é que a reserva não está incluída no preço da passagem. É imprescindível validar os bilhetes de trem, ônibus ou qualquer outro meio de transporte que precise. Para isso, basta "carimbar" os bilhetes nas maquinetas espalhadas pelas estações e plataformas. No caso de ônibus, na Itália, as máquinas ficam dentro deles. E ao contrário do Brasil, os bilhetes têm validade. Como exemplo, 1 bilhete pode ser usado por uma hora em ônibus e metrô, ou seja, se precisar de "baldeação" dentro desse tempo, não é necessário comprar outro. Para isso serve a validação (pelo tempo). Mas se é pego com bilhetes inválidos, a multa é alta!

BAGAGEM

Principalmente quando sua viagem tem escala é muito comum acontecer o extravio. Tome algumas precauções:

Deixe sempre seu nome e endereço (residência e destino) anotados do lado de fora da mala para facilitar a entrega caso seja extraviada. Por existir muitas malas parecidas, coloque ou cole em local visível, algo que a diferencie de forma a facilitar sua identificação. É importante ter Seguro Bagagem para que você tenha direito a receber uma indenização caso não encontrem sua bagagem. É comum a Agência de turismo ter este serviço ou vale a pena pagar a passagem com o cartão de crédito internacional que a administradora presta este serviço, apenas consulte-a antecipadamente para confirmação. LIGAR PARA O BRASIL

Para fazer ligações da Itália para o Brasil, tem algumas opções:

Ligação Direta: disque 00 + 55 + código da cidade sem o zero + telefone. As tarifas são mais baratas entre 22h e 8h e aos domingos (horário italiano) A melhor forma, e mais barata, é à cobrar. O nº é 172 10 55, você ouvirá uma gravação em português e poderá optar entre: 1- discagem direta; 2- com senha no Telecard (cartão telefônico da Embratel, que deve ser adquirido no Brasil); 3- via telefonista. O número do auxílio à lista internacional é 176 (ligando da Itália). Pode ser feito ligações pelo serviço da administradora do seu cartão de crédito, para ser pago na fatura do cartão, mas é aconselhável consultar as tarifas antes de sair do Brasil, pois costumam ser "salgadas". FONTES:

Enciclopédia dos 1001 porquês Jornal Agora São Paulo Editora e Gráfica Visor do Brasil Ltda., 2000 Frommer&s - On the road - Itália (25 roteiros de carro para turistas independentes) Julio Louzada Publicações (edição atualizada em 1999) Guia Visual - Folha de S. Paulo - Itália Ed. DK - Dorling Kindersley 1ª edição brasileira 1998 Leia também

Dicas gerais de viagem internacional Dicas gerais de viagem nacional  

veja também