Dicas gerais de viagem nacional

Dicas gerais de viagem nacional

Atualizado: Sexta-feira, 3 Março de 2006 as 12

Quanto ao Orçamento

Antes de qualquer decisão, pesquise o máximo de agências de turismo, consulte o guia, pois as opções e os preços e os planos mudam consideravelmente.

Certifique-se de tudo o que esteja incluído no preço para não ter problemas futuros para que a sua viagem tão sonhada não vire um pesadelo.

É prudente guardar Contratos, Notas Fiscais e toda a documentação até 2 meses após quitar a dívida da viagem.

Sobre o Tempo

As variações do tempo é um dado muito importante para o turista, tanto para a escolha certa do vestuário como para fazer uma mala adequada ao destino da viagem.

Como dica,  entre nos sites de consulta do tempo por pelo menos 1 mês, assim além de ficar ciente das variações da temperatura, você conhecerá um pouco mais sobre a cultura do local, hábitos etc.  Acesse o endereço: www.cnn.com.br e verifique a previsão do tempo de até 5 dias em todo o mundo.

Cultura

Pesquise, leia, oriente-se. Toda  informação sobre o lugar ou sobre a sua viagem é muito importante.

Não são raras as experiências nas quais um simples gesto pode significar um ato indelicado e,  dependendo de onde você está, uma grande gafe. Para você não se expor com procure conhecer e informe-se sobre a cultura da cidade e demais informações.

Existem muitos livros, revistas de viagens e na própria internet vários sites de pesquisa, para que a sua viagem seja um sucesso.

PASSAGEM (avião/ônibus)

A passagem de avião e ônibus também tem variações de preço. É importante fazer orçamentos em várias operadoras de turismo.

Atualmente é possível fazer uma boa opção de turismo, pagando em várias parcelas. O preço do ônibus normalmente é   mais baixo do que o do avião, mas é melhor avaliar com cautela as opções disponíveis antes da tomada da decisão.

O tempo que leva para chegar ao destino pretendido, pois o custo X benefício pode fazer valer a pena pagar mais caro por uma passagem de avião devido ao tempo da viagem.

BAGAGEM:

Quando a viagem tem escala é comum acontecer o extravio da bagagem. Para amenizar o risco do extravio tome algumas precauções:

Deixe sempre seu nome e endereço (residência e destino) anotados do lado de fora da mala para facilitar a entrega caso seja extraviada. Identifique a sua mala, colocando em local visível algo que a diferencie de forma a facilitar sua identificação. É recomendável ter  Seguro Bagagem para que você tenha direito a receber uma indenização caso não encontrem sua bagagem. Normalmente as Agências de turismo oferecem este serviço ou também tem a opção de pagar a passagem com o cartão de crédito internacional, pois as administradoras de cartão também oferecem, mas é bom consultar para confirmação.

Leia também

Dicas gerais de viagem internacional Dicas gerais de viagem nacional  

veja também