Dicas para quem vai ao exterior

Dicas para quem vai ao exterior

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 12:53

Se você pretende aproveitar a época de fim de ano para juntar a família e fazer uma viagem para fora do país, é importante atentar para alguns cuidados básicos – nem sempre lembrados – para assegurar que não vai haver nenhum transtorno na ida, na volta ou durante sua estada em terras estrangeiras. Veja aqui alguns toques do Especial Fim de Ano do Terra.

Documentação

Em primeiro lugar, cheque se os seus documentos e os de seus acompanhantes estão em ordem, principalmente o passaporte. Verifique também se é necessário visto de entrada no país (ou países) para onde você vai. Nos casos em que o país de destino tem tratado de livre circulação com o Brasil, o documento de identidade, devidamente em dia, basta.

Mantenha a documentação, bem como os bilhetes de viagem, em lugar seguro, de preferência carregando-os o tempo inteiro com você.

Plano de saúde

Se você tem plano de saúde, veja se é possível estender o benefício para o exterior. Mas observe todas as cláusulas do contrato, pois nem sempre a cobertura internacional é a mesma do Brasil. Caso não tenha um plano de saúde, é bom contratar um que lhe garanta atendimento também lá fora.

Consulados brasileiros

Não custa nada também informar-se sobre os números de telefone das embaixadas ou consulados brasileiros nos países visitados, para o caso de você precisar de algum apoio extra. A medida é ainda mais importante em viagens longas ou com muitos deslocamentos.

Hábitos e regras do país visitado

Procure obter informações sobre particularidades do país a ser visitado, como hábitos, costumes locais e até regras e leis diferenciadas que os turistas devem seguir em sua estada no local.

Habilite seu celular

Consulte a sua operadora para saber como você pode usar o seu telefone celular no país de destino. Informe-se inclusive sobre as tarifas cobradas e se existem formas de barateá-las.

De olho na bagagem

Infelizmente, um dos problemas mais recorrentes enfrentados por quem realiza viagens para outro país diz respeito à bagagem. Evite aceitar ajuda de pessoas não credenciadas para carregar seus pertences. Antes de despachar a bagagem no aeroporto, verifique se está bem fechada – é bom usar cadeado – e coloque identificação visível em todas as malas, inclusive na de mão.

Para mais informações e esclarecimentos sobre cuidados em viagens ao exterior, entre em contato com o Ministério das Relações Exteriores pelo site www.itamaraty.gov.br.

veja também