Dicas para tornar sua viagem de avião mais agradável

Dicas para tornar sua viagem de avião mais agradável

Atualizado: Terça-feira, 2 Setembro de 2008 as 12

Procure não carregar peso - Em bagagem de mão só é permitido levar um volume por passageiro que não exceda cinco quiilos. Lembre-se que esta bagagem será carregada por você mesmo, e pode não caber no compartimento interno do avião.

Mantenha-se hidratado - Durante viagens longas, a umidade dentro da aeronave gira em torno de 17%, isto é, o ar fica extremamente seco, prejudicando a pele e a mucosa do nariz. Beba muito líquido, use creme hidratante na pele e, se necessário, pingue algumas gotas de soro fisiológico no nariz.

Evite comer demais e alimentos pesados - Certos alimentos (ex: carne vermelha, frituras e feijão) estimulam a fermentação e podem causar gases que provocam desconforto.

Previna-se contra o inchaço dos pés - Devido à baixa pressão na aeronave e inatividade do passageiro é comum o inchaço dos pés. Procure se movimentar, fazendo alguns movimentos, mexendo os pés e flexionando os joelhos, levanta-se a cada duas horas e caminhe pelos corredores. Calce sempre sapatos confortáveis.

Evite o uso de roupas apertadas ? Assim como os pés, todo o corpo se ?dilata? durante vôos mais longos. Evite jeans muito justos, paletós apertados, sapatos de salto alto. Previna-se contra enjôos e tonturas - É comum algumas pessoas sentirem tonturas e enjôos durante o vôo. Seguindo orientação médica, tome algum medicamento 30 minutos antes do embarque que iniba esta sensação ou procure não viajar de estômago vazio. Não coma muito durante o vôo e procure sentar-se nos assentos próximos às asas e longe das janelas. Em caso de turbulência, respire fundo e concentre a atenção num ponto fixo à sua frente. Escolha o melhor assento ? As poltronas dos aviões reclinam apenas 35 graus e estão posicionadas a 80 cm distantes dos assentos da frente. Para tentar conseguir melhor posição, procure marcar seu assento no ato da reserva ou fazer o check-in com 3h de antecedência escolhendo assentos no corredor, nas primeiras fileiras ou junto às saídas de emergência, locais que possibilitarão ao passageiro esticar as pernas e movimentar-se mais. Leve um casaco ou um agasalho - O ar condicionado no avião é sempre bem gelado e durante viagens noturnas sentimos mais frio.  

veja também