Direto da Novela das oito

Direto da Novela das oito

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 1:16

Já é praticamente uma regra: novela das oito precisa ter algumas cenas em um destino internacional.

Não importa se o lugar escolhido é exótico, romântico ou glamouroso, o desejo de desfrutar das experiências dos personagens da telinha, nem que seja por fotos, nasce como em um passe de mágica.

Você gosta de novelas e ainda mais de viajar? Então embarque em nossa lista de dez cenários marcantes e aproveite.

Petra – Viver a Vida

A megamodelo Helena é convidada para um desfile em Petra e leva na bagagem outra modelo, a enteada Luciana. As duas desbravam a região em companhia dos aventureiros Bruno e Filipe, o que rende lindas imagens, até que um acidente deixa Luciana tetraplégica e todos voltam para o Brasil.

O destino pode ser inusitado para um desfile, mas há anos é um procurado destino turístico. Todos os anos milhares de turistas visitam esse antigo enclave comercial e suas construções esculpidas diretamente na pedra vermelha das gigantescas montanhas da região.

Seu edifício mais marcante é o fabuloso Al-Khazneh, o "Tesouro". Com uma imponente fachada de 30 metros de largura e 43 de altura toda trabalhada, a sepultura de um importante rei nabatel é hoje o grande símbolo de Petra e o local mais visitado da Jordânia.

Miami – América

O tema central de América é o sonho de uma vida melhor nos Estados Unidos da América. A personagem principal, Sol, tenta várias vezes entrar no país e grande parte da trama fica entre a sua cidade interiorana e a sonhada Miami.

Esta bela cidade do litoral sul da Flórida é destino de muitos brasileiros, sejam imigrantes ou não. É muito fácil ser atraído por suas praias, clima quente, intensa vida noturna e, claro, os incríveis shoppings.

Ficou com vontade? Então leve em consideração a proximidade com Orlando e seus incríveis parques que suas dúvidas vão sumir rapidamente!

Santorini – Belíssima

A pequena vila de Oia, na paradisíaca Santorini, é o local escolhido pelo casal Pedro e vitória para viverem com sua filha, e lar do simpático Nikos, que sonha em conhecer o filho que vive no Brasil. Após algum tempo - e cenas lindíssimas - Pedro morre e sua viúva parte para o Brasil, na companhia de sua filha e do amigo, na tentativa de reconstruir a vida.

Mesmo com toda a tragédia, típica das lendas gregas, o que realmente ficou marcado na mente dos telespectadores foram as paisagens de tirar o fôlego!

A ilha é conhecida por suas casinhas brancas e igrejas de domos azuis, construídas nos incríveis penhascos que parecem "brotar" do belo mar Egeu. Todos os dias o sol é o protagonista de um espetáculo sem igual quando tinge tudo de vermelho minutos antes de mergulhar no oceano. Emocionante!

Bagnoregio – Esperança

Toni é um pobre rapaz da cidade de Civita de Bagnoregio, apaixonado por Maria. Como o pai da moça não aprova o relacionamento, Toni parte para o Brasil na esperança de enriquecer e assim conseguir buscar a amada.

A terra natal dos protagonistas é uma daquelas maravilhas que resultaram de muitos fatores. Fundada pelos etruscos no alto de uma montanha rochosa, Bagnoregio acabou sendo isolada devido a constante erosão do terreno, tendo atualmente uma grande passarela como único acesso.

O isolamento acabou por garantir sua preservação, mantendo todas as suas características medievais, e criando uma verdadeira "máquina do tempo".

Amsterd㠖 Páginas da Vida

Amsterdã foi o pano de fundo do romance entre a sonhadora estudante Nanda e Léo, além do local escolhido por Olívia, a protagonista da novela, para a sua lua de mel. Quando Nanda descobre que esta grávida é abandonada pelo namorado e acaba voltando para a casa dos pais no Brasil, onde sofre com as maldades da mãe até ter uma morte trágica.

Com inúmeros canais que lhe renderam o apelido carinhoso de "Veneza do Norte", uma intensa vida cultural, vários edifícios históricos e uma enorme quantidade de charmosos cafés, Amsterdã é mesmo um cenário perfeito para curtir a dois.

Mas se você ainda não achou sua cara metade, não se preocupe: a cidade é famosa por sua vida noturna bastante agitada e pela cordialidade de seus habitantes, conjunto perfeito para quem deseja fazer amigos.

Fez – O Clone

A trama principal da novela conta a história de Jade, filha de marroquinos que moram com a mãe no Brasil. Após ficar órfã, acaba voltando ao Marrocos para viver aos cuidados do tio. É lá que ela conhece Lucas, em férias no país, e tem início um romance proibido. Os planos para a união clandestina são interrompidos pela morte trágica do irmão de Lucas, que acaba decidindo trabalhar com o pai na empresa da família. Com dois núcleos distintos, parte da trama se passa no Marrocos e parte no Brasil.

Os intrincados labirintos da histórica cidade de Fez passaram a integrar o imaginário de românticos inveterados por todo país, que sonhavam com encontros furtivos em meio ao colorido e barulhento centro.

Já os amantes de história foram atraídos por seus incríveis monumentos como a Universidade de Al-Karaouine, a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento, e o palácio real de Dar El-Makhzen.

Paris – Duas Caras

Maria Sílvia, jovem rica e elegante, morou muitos anos em Paris, onde estudou na conceituada Universidade de Sorbonne. A moça volta para o Brasil para se casar com o empresário Marconi Ferraço, personagem principal da novela. No decorrer da trama Sílvia se revela a grande vilã que, para a surpresa de todos, não recebe sua punição no capítulo final. Pior: acaba conhecendo um milionário e fugindo com ele para a cidade onde passou sua juventude.

Várias cenas do início da segunda fase da novela, época em que a participação de Sílvia começa, e do último capítulo foram gravadas na "Cidade Luz", trazendo um pouco de seu clima de glamour e romance para a tela.

Considerada a cidade mais visitada do mundo, suas atrações vão muito além da Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. A melhor maneira de conhecê-los é aventurar-se sem rumo por suas ruas, parando para descansar em algum de seus charmosos cafés. Mas esteja preparado: é impossível conhecer Paris e não se apaixonar.

Sevilha – Porto dos Milagres

Sevilha é a cidade escolhida para viver pelo mal caráter Félix e sua esposa Adma depois de ter vendido ilegalmente terras que pertenciam a seu irmão gêmeo. Após uma temporada na cidade espanhola, uma cigana prevê que "quando Félix atravessar o mar será rei". Discurso perfeito para convencer os trambiqueiros a voltar para a terrinha.

Grande centro cultural e artístico, Sevilha possui um grande número de monumentos, jardins, museus e construções históricas que a transformaram em um procurado destino turístico.

Muitos de seus ícones como a igreja de Santa Maria da Sede, a maior catedral gótica do mundo, e o Alcazár, o palácio real habitado mais antigo da Europa, foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Sem dúvida uma ótima escolha de cenário.

Jaipur – Caminho das Índias

Na Índia, a jovem Maya apaixona-se por Bahuan, um intocável. Em uma sociedade onde o regime de castas rege grande parte da vida das pessoas, é fácil entender porque o romance é proibido. Mesmo sabendo dos riscos, os jovens decidem viver seu amor e planejam sua fuga. Bahuan parte para a América e promete voltar para buscar a amada em um ano. O que eles não sabem é que Maya está grávida e para o bem do filho decide se casar com seu prometido, Raj.

Daí em diante parte da trama se passa no Brasil, onde Bahuan acaba fixando residência, e parte na Índia. O núcleo indiano explorou as principais características da cultura indiana como o regime de castas e os casamentos arranjados, que tornaram-se constante fonte de debates.

Boa parte das cenas foram gravadas na cidade de Jaipur, conhecida popularmente como "a cidade rosa", lar de monumentos como o Hawa Mahal, o nome oficial do Palácio dos Ventos, e o observatório de Jantar Mantar. A cidade de Varanasi, o maior centro religioso da Índia, também serviu de cenário tanto no início quanto no final da novela.

A exibição da novela, recheada com cenas de danças e de rituais, aproximou este colorido e exótico mundo do nosso, o que acabou por aumentar a procura do destino entre brasileiros. Achou apelativo? Então assista alguns episódios que depois a gente conversa.

Veneza – Por Amor

Existe lugar mais romântico que Veneza para viver um grande amor? Helena e Atílio, personagens de Por Amor, concordam. É durante férias na cidade com a filha Eduarda que a protagonista conheceu seu grande amor. Um início mais que perfeito!

Seus intrincados canais, decorados com lindos palacetes medievais, povoam nosso imaginário desde a primeira vez que somos apresentados a essas maravilhas, seja por foto, em um dos diversos filmes gravados por lá ou, claro, pelas cenas da novela.

Veneza foi fundada em 25 de abril de 421, dia de seu padroeiro, São Marco. O Santo também é homenageado na praça principal da cidade, onde encontra-se a bela Basílica e o Palazzo Ducale, a residência oficial do Doges que comandavam a antiga República di Venezia.

Não há nada melhor que percorrer suas ruelas e, literalmente, perder-se entre suas pontes, praças e becos. Claro que acompanhado é melhor, mas se você esta sozinho existe sempre a chance de que, como para Helena, seu par perfeito apareça como mágica. Em Veneza, tudo é possível.

veja também