Discurso de Obama no Rio será fechado. Visto não deve estar na pauta com Dilma

Discurso de Obama no Rio será fechado. Visto não deve estar na pauta com Dilma

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 2:35

A decisão da mudança aconteceu na noite de quinta-feira (17), depois de o consulado americano já ter confirmado o discurso aberto na praça da Cinelândia, no centro do Rio. O palco na Cinelândia começou a ser desmontado na manhã desta sexta. Na própria quinta, foram suspensas as interdições que estavam previstas para a partir da meia-noite, a pedido do consulado dos Estados Unidos. Na manhã desta sexta-feira, a prefeitura do Rio afirmou que ainda não havia sido informada oficialmente das mudanças do discurso.

A discussão sobre o fim da exigência do visto de entrada entre os Estados Unidos e o Brasil não deve ser um dos temas da conversa entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, durante a primeira visita dele ao país, neste fim de semana. A informação foi confirmada pelo secretário assistente para assuntos do continente americano do Departamento de Estado, Arturo Valenzuela, durante teleconferência com a imprensa brasileira, na quinta-feira (17). Segundo Valenzuela, o tema não estará na agenda do encontro entre os dois presidente, embora já exista uma diálogo sobre imigração em andamento com o Brasil e outros países da região.

A discussão sobre o fim da exigência do visto de entrada entre os dois países voltou à tona com a proximidade da visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil. Uma organização que representa a indústria do turismo nos Estados Unidos, a U.S. Travel Association, afirma que atuará até esta sexta (18), véspera da visita, para tentar incluir o tema na pauta do encontro entre os presidentes.

veja também