Diversão com responsabilidade ambiental

Diversão com responsabilidade ambiental

Atualizado: Quinta-feira, 31 Janeiro de 2008 as 12

Sempre empenhado em promover melhorias constantes e elevar cada vez mais o padrão de qualidade já alcançado, o Rio Quente Resorts foi o primeiro resort brasileiro a receber a certificação ISO 14.000. O reconhecimento foi obtido em 2001, como resultado da excelência de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

O complexo passou por todas as etapas necessárias à avaliação dos auditores credenciados pelo Inmetro. "Desde então, intensificamos nossas ações de gestão ambiental com mais parcerias com entidades públicas e privadas, eventos de conscientização, combate a incêndios florestais, adequação à legislação, além de análise e prevenção dos impactos no parque e em áreas vizinhas", ressalta o diretor de marketing e vendas Manoel Carlos Cardoso. "E também promovemos ações para estimular o envolvimento e o comprometimento dos nossos fornecedores", acrescenta. Por todos os lados é possível avistar plantas e espécies nativas da região.

Seus efluentes passam pela estação de tratamento de esgoto, construída pelo Rio Quente Resorts há mais de 10 anos e que, em 2006, foi 100% doada à Prefeitura Municipal de Rio Quente. Dentro do Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas, mensalmente, profissionais da área de Controle Ambiental retiram amostras das nascentes (piscinas e águas para consumo). Coleta seletiva e reciclagem do lixo também são práticas do resort.

O SGA envolve todos os funcionários, sócios, acionistas e visitantes do resort, formando agentes multiplicadores que darão continuidade à importância da conscientização ambiental e do bom relacionamento com a natureza. "Nossos associados acabam dando treinamentos para outros associados e parceiros. Garantindo a disponibilidade desse patrimônio natural para as gerações futuras", complementa.

Turma do Cerrado

Criado em 2000, por sugestão dos próprios associados, a Turma do Cerrado representa espécies de animais da região e, todos os dias, faz apresentações para divulgar o conceito ambiental. Seus personagens têm o objetivo de provocar identificação com todos os públicos que interagem com a empresa, despertar consciência de todos em relação à importância da ecologia e ainda difundir para a sociedade a preocupação do Rio Quente Resorts com a questão ambiental.

A educação ambiental é trabalhada com os alunos dentro do resort e na comunidade, por meio de atividades que promovam a vivência ambiental.

Semana do Meio Ambiente

Para proporcionar maior conscientização entre seus hóspedes, associados e parceiros, todos os anos o Rio Quente Resorts, em parceria com as prefeituras da região das águas quentes, realiza a Semana do Meio Ambiente. Durante sete dias, associados, hóspedes e escolas discutem a importância do cerrado e da riqueza da diversidade local.

Dentro da programação estão campanha do desperdício, caminhada de limpeza, plantio de árvores, oficina de reciclagem e teatro com a Turma do Cerrado, além de trilhas e passeios ecológicos no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, ralis, gincanas, concurso cultural, plantio de mudas de espécies nativas do cerrado e palestras de educação ambiental. Leia também:

O maior complexo de águas quente do mundo Rio Quente Resort oferece opções de aventura Diversão com responsabilidade ambiental   Rio Quente Resort acomoda até quatro mil hospedes Postado por: Claudia Moraes

veja também