Divirta-se com as crianças no gelo da Suíça Brasileira

Divirta-se com as crianças no gelo da Suíça Brasileira

Atualizado: Segunda-feira, 27 Setembro de 2010 as 5:14

Localizado no meio da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, Monte Verde é o destino ideal para quem busca clima ameno, tranquilidade e contato com a natureza. Há opções de passeio para todos os gostos, especialmente para as crianças. O ecoturismo é um motivo que leva muitos a visitar o local. Hotéis e agências especializadas oferecem trilhas no meio das montanhas.

Os mais aventureiros podem escalar picos como Pedra Partida e Chapéu do Bispo, de onde se pode ver parte do Vale do Paraíba. Já os cautelosos tem a mesma vista do Mirante da Colyna (com ¿y¿ mesmo, é o nome da pousada). Quem viaja com a família, pode procurar o arborismo, uma mistura de caminhada e escalada no meio de árvores que tem até uma versão infantil.

Outro divertimento comum em Monte Verde é o passeio de quadriciclo. Enquanto os adultos podem acelerar pelo vale, as crianças têm uma espécie de circuito de kart, onde podem brincar. Quem quer curtir a natureza tem ainda passeios e jeep e de cavalo.

Patinação infantil

Um local apelidado de "Suíça brasileira" não poderia deixar de ter gelo. Mesmo que seja artificial. O ringue de patinação no gelo de Monte Verde costuma ficar lotado, principalmente no inverno. Crianças e adultos podem aprender a patinar com auxílio de um monitor. Outras ligações com o país europeu, só mesmo no telhado de algumas pousadas e restaurantes.

A proximidade com as montanhas deixa o clima de Monte Verde sujeito a quedas repentinas de temperatura. Na alta temporada, entre abril e agosto, os termômetros podem ficar abaixo dos dez graus. Neste ano, a mínima foi de quatro graus negativos. Nos outros meses, a temperatura fica em torno de 26 graus durante o dia e 14 graus à noite.

É importante levar na mala blusas e gorros em qualquer época do ano. Não há problema, no entanto, para quem se esquecer dos acessórios. Monte Verde é conhecida, também, pelo comércio de roupas de frio. Na avenida que leva o nome do distrito, por exemplo, é possível encontrar cachecóis por R$ 20 e blusas de lã por R$ 80.

Além das lojas, a rua principal tem dezenas de restaurantes. No cardápio, comida mineira e alemã. Apesar da distância do mar, também é possível comer peixe: a criação de truta é famosa na região. Durante o verão e a primavera, os preços costumam ficar mais baixos. As pousadas, por exemplo, chegam a dar descontos de 40% na baixa temporada.

GPS

Monte Verde não é uma cidade. É um distrito do município mineiro de Camanducaia, que fica à beira da Rodovia Fernão Dias (BR-381). Para chegar até lá, é preciso acessar uma estrada de cerca de 30 km no meio das montanhas que sai de Camanducaia. As paisagens do caminho, em dias claros, já vale o passeio.

veja também