Do alto dos ônibus de dois andares

Do alto dos ônibus de dois andares

Atualizado: Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 as 1:23

Você está com os minutos contados. Ou tem tempo de sobra enquanto aguarda a conexão para o próximo voo no aeroporto. Ou ainda tem uma longa estadia, mas quer ver os principais monumentos para depois fazer um passeio com mais calma.

Se você nem sabe por onde começar, uma boa ideia são os city tours nos ônibus coloridões de dois andares, os hop on/hop off. Eles percorrem as principais atrações turísticas e fazem diversas paradas durante o percurso.

Nelas, você pode desembarcar, conhecer as redondezas e mais tarde pegar outro ônibus – já que eles passam em intervalos regulares, que variam de 20 a 30 minutos. Ou não descer nenhuma vez e fazer o circuito completo. O bilhete vale o dia inteiro, mas também há tickets para dois ou três dias.

O andar de cima é aberto, o que garante uma visão panorâmica da cidade e ainda rende boas fotos. Durante o passeio, o guia – ou o audioguia equipado com fones de ouvido e versões em vários idiomas – explica a história e curiosidades de cada monumento.

Londres

Nada mais clássico do que passear em um double decker em Londres. E o ônibus vermelhinho chega aos 60 anos em plena forma. São três tipos de passeios, mas o mais concorrido é o tour original. Ele percorre dezenas de atrações: o Big Ben, a Torre de Londres, o Palácio de Buckingham, a London Eye...

Se quiser conhecer aquele monumento mais de pertinho, desembarque em uma das mais de 30 paradas pelo trajeto. O circuito completo dura cerca de duas horas, acompanhado por um guia turístico que narra histórias de cada local com o inconfundível humor inglês. O ticket ainda dá direito a três walk tours (passeios guiados a pé) e um cruzeiro pelo Rio Tâmisa.

The Original London Sightseeing Tour

Telefone: +44 (0) 20-8877-1722 Horário: Diariamente das 8h30 às 16h30 Preço: £22,50

Salvador

Vale a pena encarar o calorzão para sentir o ventinho no rosto e contemplar o centro histórico e a orla da capital baiana do deck do ônibus. Durante quatro horas, ele percorre os principais cartões postais como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. A cada ponto turístico, o sistema de som descreve a história do local.

Ele faz três paradas – no Farol da Barra, na Igreja do Bonfim e na Ribeira – um convite irresistível para descer e conhecer a região a pé. Do alto da Avenida do Contorno se tem uma bela vista da Baía de Todos os Santos. Se quiser uma dica para sair à noite, confira o tour noturno pelos principais bares, restaurantes e baladas da cidade.

Salvador Bus

Telefone: (71) 3356-6425 Horário: De segunda a sábado, das 9 às 18h Preço: R$ 40

Dubai

Em um giro por Dubai, dá para perceber o contraste entre os tradicionais mercados, os souks, e os arranha-céus espelhados. Pela paisagem, desfilam construções imponentes como o luxuoso hotel Burj Al Arab e o gigante Burj Kalifa, que com mais de 800 metros é o mais alto edifício do mundo. Durante o trajeto de quatro horas, o grandalhão faz 20 paradinhas.

O passeio também pode ser feito à noite, quando os prédios iluminados ganham um toque extra de charme – caso da mesquita Jumeirah, cuja arquitetura em relevo ganha contornos mais belos com a iluminação. O bilhete inclui entrada gratuita para outras três atrações: o Dubai Museum, o Museu Sheikh Saeed Al Maktoum e um cruzeiro no Dhow Cruise.

Big Bus Tours

Telefone: 971 (0) 4-340-7709 Horário: Diariamente das 9 às 17h. À noite, os passeios ocorrem às 19h30 e às 20h30 Preço: US$ 60

Buenos Aires

Assim que embarca no ônibus, o passageiro recebe um mapa com as principais atrações pelas redondezas de cada uma das 12 paradas, onde o veículo faz um pit stop por alguns minutinhos. Qualquer dúvida, basta recorrer ao guia turístico que acompanha o passeio. E uma facilidade: o audioguia também é narrado em português.

O passeio percorre bairros símbolos da capital portenha como o charmoso Santelmo, a elegante Recoleta e o moderno Puerto Madero. O ônibus é uma mão na roda para ir até lugares mais distantes como La Boca, onde vale a pena dar uma volta pelo Caminito e conhecer o estádio La Bombonera, do Clube Boca Juniors.

Buenos Aires Bus

Telefone: 54-11-5239-5160 Horário: Diariamente. Passeios diurnos das 9 às 17h30. Noturnos às 20h e às 21h Preço: 70 pesos

veja também