Dois países pelo visto de um

Dois países pelo visto de um

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A partir deste mês, ficou mais fácil viajar para o México: qualquer estrangeiro que possua o visto americano pode entrar no país e ficar por até seis meses. Antes, apenas o visto mexicano valia para a entrada de brasileiros - e de turistas de outros 134 países. A medida foi anunciada pelo presidente mexicano, Felipe Calderón, no início de abril, e visa amenizar a queda no turismo, decorrente da crise econômica mundial, que afastou americanos e europeus do país, e do surto de gripe A, ocasionada pelo vírus H1N1, em junho e julho do ano passado.

A liberação pode incluir mais um destino às viagens dos brasileiros, já que as companhias Aeromexico e Mexicana voam diariamente desde o Brasil para os Estados Unidos com conexão na Cidade do México. Com a nova regra, os brasileiros podem entrar nos dois países apenas com o visto dos EUA, que, a partir de abril, é válido por dez anos. A única exigência é que o documento tenha pelo menos seis meses de validade. Para quem teve o visto americano negado ou não quer esperar até três meses para recebê-lo, ainda há a opção de tirar o mexicano. Para isso, é preciso pagar uma taxa de US$ 36 e agendar uma entrevista no site do consulado do México (sre.gob.mx/saopaulo). O procedimento é rápido: em geral, em um dia você consegue o documento. A entrevista, porém, só pode ser feita em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Por: Talita Ribeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições