Domingos Martins (ES) apresenta opções para turismo histórico

Domingos Martins (ES) apresenta opções para turismo histórico

Atualizado: Quinta-feira, 9 Abril de 2009 as 12

Domingos Martins é um município localizado no estado do Espírito Santo, com uma população de 35.500 mil habitantes, recentemente recebeu o título de cidade mais romântica do Brasil, sendo um local muito procurado por casais para uma inesquecível lua de mel ou um final de semana romântico na Serra Capixaba. A cidade também é conhecida popularmente na região metropolitana e do interior do estado como "Campinho".

Está situada a aproximadamente 42 km da capital Vitória, possuindo uma altitude média de 542 m na sede do município e picos que ultrapassam os 1.800 metros, um dos maiores picos é a formação geológica conhecida como Pedra Azul, um dos principais pontos turísticos do estado e recentemente do Brasil.

A Pedra Azul está localizada a aproximadamente 46Km da sede "Campinho" onde fica o centro da cidade e inserida na vila de mesmo nome "Pedra Azul".

Pedra Azul é o nome dessa formação geológica inconfundível e única na paisagem do Brasil, um grande afloramento de gnaisse com 1.822 metros de altitute, que em determinadas horas do dia, dependendo da incidência de luz solar, proporciona à pedra colorações azuladas ou esverdeadas fenômeno ocasionada por musgos que se reproduzem em sua encosta.

O município de Domingos Martins é dividido em 6 distritos que são: Sede, Isabel, Paraju, Melgaço, Aracê e Biriricas, sendo Aracê o mais conhecido onde se localiza a vila de Pedra Azul, recebendo maiores números de turistas, proporcionado por possuir os melhores hotéis e pousadas da região com excelentes infra-estruturas a nível internacional.

Pedra Azul - Uma montanha única e fascinante aos olhos humanos

Além de proporcionar aos seus hóspedes logo ao despertar, poderem apreciar a natureza da região e como destaque a Pedra Azul.

Domingos Martins não possui somente esta famosa formação geológica como ponto turístico, no centro da cidade existem construções com fachadas em estilo germânico, herança deixada pelos imigrantes alemães que se instalaram na região no século XVIII, diversos festivais escolheram a cidade como sede e muitos outros atrativos que fazem da cidade um excelente e aconchegante local para passar suas férias.

A principal atividade do município é a agricultura, seguida do turismo e mais recentemente algumas pousadas rurais vem desenvolvendo na região o agroturismo. Domingos Martins é um dos principais produtores de morango, hortifrutigranjeiros, café e banana do estado.

O Agroturismo e o Turismo rural no município possui uma ótima infra-estrutura turística com propriedades rurais com grandes extensões e que produzem seus próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas da região. Existem diversas pousadas, restaurantes, casas de chá, entre outros estabelecimentos que produzem alimentos orgânicos. É possível adquirir e experimentar nas próprias propriedades onde estão hospedados deliciosos queijos, licores, vinhos, pães, biscoitos, doces e outros produtos 100% orgânicos produzidos na própria região.

Como Chegar  

De Carro:

Domingos Martins fica a apenas 50km de Vitória, seguindo pela BR-262 no sentido Vitória - Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a BR-101.

De São Paulo pega-se a Dutra (BR-116) até o Rio de Janeiro. De lá, segue-se até vitória pela BR-101. Em Vitória, basta pegar a BR-262 e percorrer 40 km até Domingos Martins. Para quem vem de Belo Horizonte, deve seguir direto pela BR-262.

De Ônibus:

Existem duas empresas que fazem o trajeto até a cidade de Domingos Martins partindo da rodoviária de Vitória são: Real e Águia Branca

De Avião:

O Aeroporto de Vitória – capital do estado, e distante apenas 50km – recebe vôos diários da maioria das capitais do país.

veja também