Encante-se nas 10 melhores cidades em miniatura do mundo

Encante-se nas 10 melhores cidades em miniatura do mundo

Atualizado: Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 as 1:25

Aqui você consegue ver, num mesmo roteiro e sem andar muito, as Pirâmides, o Taj Mahal e a Torre Eiffel. Até mesmo as torres do World Trade Center e as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, que não existem mais, voltam à vida. São as cidades em miniatura, joias da paciência e do engenho que atraem turistas do mundo inteiro selecionadas pelo site Touropia.

1) Museu de Artes de Queens, EUA

Na região do Queens, em Nova Iorque, está o Queens Museum of Art, dedicado à educação e às artes. Dentro dele recebe atenção especial um panorama detalhista da metrópole de Nova Iorque, com todas as construções existentes antes de 1992.

São 895 mil pequenos prédios, erguidos por 100 especialistas ao longo de três anos, numa área total de 867,2 m². Em 2009, a maior maquete de arquitetura conhecida anunciou que irá atualizar suas construções, incluindo o espaço onde ainda se encontram as torres gêmeas.

2) Legoland, Dinamarca

O famoso jogo de pecinhas Lego é um achado dos dinamarqueses. A cidade de Billund foi onde o criador do sistema, Ole Kirk Christiansen, abriu sua primeira empresa nos anos 50. Há parques de Lego em todo mundo, mas o de Billund é o mais antigo e maior. Recebe mais de 40 milhões de visitantes e suas atrações são interativas e realistas.

Pontes, trens, barcos, monumentos famosos e diversos brinquedos - tudo com Lego como base. São milhões em cada construção.

3) Museu da Civilização Romana, Itália

Em Roma fica o Museu da Civilização Romana. Aqui se expõe uma imperdível maquete de gesso que remete à Roma do século 4, durante o império de Constantino, o Grande. A detalhista reprodução demorou 36 anos para ficar completa e é uma obra do arqueólogo Ítalo Gismondi. Feita numa escala de 1:250, a miniatura é ainda hoje uma grande referência sobre a antiga civilização romana. Dentre outras aparições, pode ser vista em algumas sequências do filme Gladiador.

4) Madurodam, Holanda

Em Haia, na Holanda, fica uma pequena cidade que não está no mapa. Inaugurada nos anos 50, é uma grande maquete animada com as características típicas de uma cidade holandesa, além das mais cotadas referências do país. Aberto todo o ano, o parque Madurodam é um encanto não só para modelistas e maquetistas.

Moinhos de vento giram e lanchas passeiam pelos canais. Estão lá representados todos os pontos turísticos que importam: o aeroporto de Schiphol, o porto de Roterdã, o Rijksmuseum, feiras, mercados e parques. E, claro, os típicos moinhos que marcam a paisagem holandesa!

5) Tobu World Square, Japão

A duas horas de Tóquio fica Kinugawa, onde muitos dos principais monumentos mundiais podem ser visitados. Ao menos, nas suas versões em miniatura. São 102 reproduções perfeitas de grandes edificações reconhecidas pela Unesco, dentre as quais se destacam a Estátua da Liberdade, o Kremlin, o Palácio de Buckingham e o World Trade Center, além da torre Tokio Sky Tree (que lá possui cerca de 26 metros) numa escala de 1/25.

6) Shangai Exhibition Center, China

Muitas das cidades miniatura mostram o passado das grandes metrópoles. No caso do Shangai Exhibition Center é o ao contrario: a exibição mostra como será essa cidade em 2020. A fim de acompanhar o desenvolvimento de Shangai, a escultura apresenta os muitos edifícios que estão por vir. Os visitantes podem observar a detalhista maquete passeando por ela ou por meio de uma vista panorâmica.

7) France Miniature, França

Às vésperas de seus 20 antes, esse parque faz jus ao nome (França Miniatura, literalmente) por oferecer aos visitantes cópias fiéis dos mais famosos monumentos e pontos turísticos franceses. Além da Torre Eiffel e do Palácio de Versalhes, são apresentadas outras atrações do país, como Saint Tropez e as Basílicas de Notre Dame e Lourdes.

O France Miniature é um espaço aberto que contém cerca de 160 miniaturas - muitas delas com movimento - 30 vezes menores que seus originais. Mas programe-se: o parque fica fechado durante o inverno europeu, por conta do frio.

8) Window of The World, China

As principais atrações turísticas do mundo podem ser visitadas nesse parque temático ao sul da China. O nome Window of the World (janela do mundo) não é por acaso: as pirâmides egípcias, o Taj Mahal e a Torre Eiffel - que lá também é grande, com 108 metros - são algumas das 103 réplicas que podem ser apreciadas. Também estão miniaturas do Palácio de Versalhes, da Catedral alemã de Colônia, da Casa Branca - e até do Corcovado!

9) Miniatürk, Turquia

Em Istambul, Turquia, fica o Miniatürk, considerado o maior parque em miniatura do mundo. Lá estão 105 modelos de monumentos históricos do país, representados numa escala de 1:25. Algumas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, como o Templo de Ártemis e o Mausoléu de Halicarnasso podem ser visitadas no parque que tem 15 mil m² de área construída e ainda reserva grande espaço para empreendimentos futuros.

10) Jardins Proibidos, EUA

A ideia foi de um chinês de nome Ira Poon, que decidiu compartilhar a história de seu país com os americanos e turistas de todo o mundo. A miniatura se localiza no Texas, próximo a Houston, e expõe réplicas de importantes pontos turísticos da China.

Uma grande maquete do Palácio Proibido chinês - construído no século 15 e que leva esse nome porque apenas o imperador, família e servos podem adentrar - foi reduzida na escala de 1:20. O exército de Terracota e o túmulo do imperador Qin são outras reproduções dessa mini-cidade.

veja também