Encontro cultural reúne 11 países sul-americanos em Niterói

Encontro cultural reúne 11 países sul-americanos em Niterói

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 10:15

Mais de 600 artistas, acadêmicos e profissionais de gastronomia de dez países do continente, além do Brasil, participarão entre os dias 5 e 26 de novembro do evento Niterói Encontro com América do Sul.

A programação abrange mais de 250 atividades gratuitas, que serão realizadas em 20 espaços culturais, universidades, escolas e locais públicos da cidade.

O encontro internacional é o sexto nos mesmos moldes promovido pela prefeitura de Niterói e o primeiro a englobar a cultura de diversos países.

A série foi inaugurada em 1992, ano em que houve o Encontro com Cuba, seguindo-se o de Portugal, Japão (ambos em 1998), Itália (1999) e Espanha (2006). A expectativa é que as centenas de atividades culturais previstas atraiam um público de cerca de 200 mil pessoas.

Chiaki Karen Tada-12.fev.01/Folhapress Vista do MAC (Museu de Arte Contemporânea), projetado sobre o mirante da Boa Viagem, em Niterói (RJ).

A organização do evento está a cargo da secretaria de Ações Estratégicas da prefeitura de Niterói. Para o secretário Marcos Gomes, o objetivo do encontro é reforçar a identidade sul-americana.

"Por sermos o único país de língua portuguesa e o único de dimensões continentais na América do Sul ficamos por séculos um pouco de costas para os nossos vizinhos do continente, mais voltados para a Europa e a América do Norte", diz.

"Se ao final do encontro a gente contribuir para que uma parcela expressiva da população de Niterói adquira a consciência de pertencer ao Continente Sul-Americano, já teremos cumprido com o nosso papel", acrescenta.

Além de motivar moradores de Niterói e das cidades vizinhas, a programação deverá fazer muitos cariocas atravessarem a Baía de Guanabara em novembro.

Entre as atrações musicais, estão os shows de Milton Nascimento com a cantora peruana Suzana Baca (atual ministra da Cultura de seu país), no dia 20, na Praia de Icaraí, e do grupo argentino de tango eletrônico Bajofondo, no dia 26, no mesmo local.

Nas artes cênicas, a agenda inclui apresentações de grupos de dança folclórica e contemporânea e peças teatrais, como El Día Que Me Quieras, espetáculo colombiano baseado na vida de Carlos Gardel, que será apresentado dia 11, no Teatro Municipal de Niterói.

No Museu de Arte Contemporânea (MAC), haverá uma retrospectiva do cinema argentino e uma exposição com obras dos acervos de dois museus da cidade de Rosario, na Argentina.

As universidades de Niterói, tanto públicas como privadas, participarão do evento, com seus acadêmicos e cedendo espaços para palestras e workshops. Também faz parte da programação o Fórum de Turismo, nos dias 7 e 8 de novembro, com palestras e rodadas de negócios.

veja também