Escolhendo o Camping

Escolhendo o Camping

Atualizado: Sexta-feira, 24 Julho de 2009 as 12

A maioria dos viajantes que procura se hospedar em um camping quer mesmo é estar em contato com a natureza. Os valores como a preservação ambiental é notável nestes viajantes e acampar acaba sendo a prática ideal da junção "diversão + natureza + economia".

Confira dicas e informações importantes para quem ainda está começando a prática do campismo:

Camping Comercial - Geralmente o camping é gramado e arborizado no espaço para as barracas. O camping comercial com uma boa infra-estrutura conta com estacionamento ou permite que o carro fique estacionado ao lado da barraca, possui restaurante, piscina, além de banheiros com duchas e vasos sanitários separados por masculino e feminino. O camping comercial conta também com uma área para a lavagem de roupas, churrasqueira e pontos de energia elétrica, alguns contam também com salão de jogos ou até mesmo com uma área social com televisão. Se diferenciando do camping comercial básico que acaba sendo um pouco mais simples.

É importante lembrar que a maioria dos campings comerciais tem normas a serem cumpridas. Por isso, evite fazer barulho após as 22h, cuide e respeite a natureza.

Camping Selvagem - Este camping é totalmente diferente do camping citado acima, é basicamente como se fosse tudo por sua conta. Para tanto, é importante ter atenção aos locais onde irá armar a barraca. Interessante é pedir informações para moradores próximos ao local sobre as áreas mais seguras, pois muitas vezes podemos nos enganar na escolha. Existem áreas que apesar de serem consideradas campings selvagens é necessário que se pague taxas para entrar.

Como sugestão para informações de Unidades no Brasil e para informações sobre outros países e seus respectivos órgãos responsáveis, consulte o Site do Ibama.

Algumas dicas tanto para Campings Comerciais quanto Selvagens:

Não esqueça de levar uma lona para forrar o chão antes de armar a barraca; Para ocupar menos espaço na mochila, você pode substituir o colchonete tradicional pelo inflável. Lembre-se se tiver frio, utilize o saco de dormir; Atente para o local onde irá armar a barraca. Uma superfície plena e elevada é ideal. Atenção se for um camping selvagem não armar a barraca às margens de rio e nem próximo ao mar; Carregue uma bússola ou GPS, lanterna e um kit de primeiros socorros, não deixando de avisar a alguém onde você está; É importante carregar pelo menos uma panela e uma colher; Carregue sacos de lixos para se preciso levar de volta seu lixo, fique atento pois alguns lugares fazem coleta seletiva disponibilizando tambores próprios para lixos secos e orgânicos; Não deixe alimentos ao redor da sua barraca, além de burlar a dica anterior, você pode atrair bichos. E lembre-se: Local de lixo é no lixo! Não esqueça de levar repelente nem filtro solar; Não guardar botijões de gás ou gás descartável dentro da barraca. Pode acontecer um vazamento, causando uma explosão; E não esqueça de carregar água, afinal água é vital. Postado por: Felipe Pinheiro

veja também