Espírito Santo: A Rota do Sol e da Moqueca

Espírito Santo: A Rota do Sol e da Moqueca

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

Roteiro ideal para quem está com pouco tempo, mas quer aproveitar ao máximo as belezas do Espírito Santo, essa viagem três em um contempla a capital do Estado, Vitória, além de Vila Velha e Guarapari. As cidades integram uma rota turística batizada de Rota do Sol e da Moqueca, juntamente com as cidades de Serra e Anchieta.

Lindas praias, tradições folclóricas e religiosas, além de uma gastronomia única, fazem dessa rota uma das mais procuradas do Espírito Santo. Descubra as belezas de cada uma das três paradas capixabas e boa viagem!

Vitória

Vitória, terceira capital mais antiga do Brasil

A capital capixaba é a terceira mais antiga do Brasil, fundada em 8 de setembro de 1551. Uma das três ilhas capitais de Estados brasileiros (as demais são Florianópolis, em Santa Catarina, e São Luís, no Maranhão), Vitória tem 105 quilômetros quadrados.

Entre suas atrações estão praias belíssimas, parques e um rico patrimônio histórico, localizado em sua maioria no centro da cidade. São belas construções do período colonial, como o Palácio Anchieta, erguido no século 16 pelos jesuítas, o Teatro Carlos Gomes e a Catedral Metropolitana.

Quem vai em busca de belezas naturais também encontra opção de sobra. As águas calmas são características das praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade. Os adeptos de mais agito podem optar pela praia de Camburi, com mais de seis quilômetros de calçadão e espaço para práticas esportivas.

Os fãs de parques também têm espaço garantido. Vitória tem 91 metros quadrados de área verde por habitante, que podem ser desfrutados em 12 parques e reservas ecológicas, com trilhas e espaços para atividades físicas e culturais.

Se depois de um dia de passeio, você ainda tiver pique, Vitória tem opções gastronômicas que podem ser aproveitadas à noite. No circuito de bares e restaurantes da Praia do Canto, Jardim da Penha, Orla de Camburi e Ilha das Caieiras, o visitante pode se esbaldar com pratos sofisticados da culinária internacional e da culinária local, como as tradicionais moqueca capixaba e a torta capixaba, preparadas em panelas de barro.

Vila Velha

Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo

Localizada a apenas 12 quilômetros de Vitória, Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo, fundada em 23 de maio de 1535. Também é a mais populosa, com 398 mil habitantes.

É exatamente na história rica que estão suas maiores atrações. O Convento de Nossa Senhora da Penha, por exemplo, é parada obrigatória. Lá fica a tela mais antiga de toda a América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias. Já a Igreja Nossa Senhora do Rosário merece uma visita por ser a primeira igreja construída no Brasil pelos colonizadores.

Outros pontos que merecem entrar na agenda do turista são o Farol de Santa Luzia e o Museu Vale do Rio Doce, que conta a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas e possibilita apreciar a locomotiva a vapor restaurada.

Quem não dispensa uma praia também tem o que ver em Vila Velha. A Praia da Costa, Itapoá e Itaparica são boas opções, assim como o balneário da Barra do Jucu, ideal para a prática de esportes aquáticos.

Guarapari

Guarapari, a 50 quilômetros de Vitória, tem 46 praias e enseadas

O balneário mais badalado do Espírito Santo tem 46 praias e enseadas. Guarapari, a 50 quilômetros de Vitória, tem como grandes atrações, além das praias belíssimas, as areias monazíticas com propriedades medicinais e diversas possibilidades de passeios.

Passeios de escunas e mergulho, no arquipélago de Três Ilhas, estão entre os mais procurados pelos turistas. Na Ilha Escalvada é possível mergulhar e visitar o recife artificial marinho, criado a partir do afundamento do navio Victory B8. É importante reservar meio dia para mergulhar. No barco são passadas as instruções e oapresentados os equipamentos Cada instrutor guia uma pessoa e o mergulho vai até 12 metros de profundidade.

Outra dica de passeio em Guarapari é a praia de Meaípe, antiga aldeia de pescadores, onde atualmente são praticados vários tipos esportes náuticos. Remo, vela e jet ski estão entre os favoritos. Lá também é possível alugar caiaques e banana boats.  Há, ainda, a Enseada Azul e a Praia dos Padres, assim como as belas praias dos Namorados, das Castanheiras e do Meio.

À noite a diversão está garantida nos restaurantes, bares e casas noturnas. Entre as opções estão Luazul, em Nova Guarapari, Multiplace Mais, em Meaípe, e a Boate Esfiger, no bairro Boa Vista.

Onde ficar

- Alice Vitória Hotel

- Champagnat Praia Hotel

- Coqueiros Praia Hotel

- Vitória Palace - (27) 3334-0202

- Hotel Ibis Serra - (27) 3041-4900

Para quem quer mergulhar

- Atlantes

Dica de passeio

Yahoo Family Park

Agências de turismo da região:

Abi Viagens e Turismo - (27) 3262-9091

Adutur Turismo - (27) 3361-0610

Bavel Operadora - (27) 3261-1011

Praia Tur - (27) 3361-5858

RTur Viagens e Turismo - (27) 3261-2862

Sea Tour Viagens - (27) 3362-3835

Philadelphia - (27) 3228-5425

Só Viagens - (27) 3218-7840

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também