Exposição oferece experiências químicas divertidas para a criançada

Exposição oferece experiências químicas divertidas para a criançada

Atualizado: Quinta-feira, 13 Outubro de 2011 as 9:55

Nada das cansativas aulas de química da escola ou fórmulas enfadonhas. A exposição “Química para um mundo melhor” vai além: de espuma gigante a  suco de repolho roxo e geleca verde. É com esses divertidos experimentos que estudantes de Química atraem a atenção de milhares de crianças e jovens, em São Paulo. 

A exposição fica aberta ao público todos os dias, na Estação Ciência/USP (Rua Guaicurus, 1.394, Lapa), com exceção das segundas-feiras. Mais de 20 mil pessoas visitaram o evento, que vai até dia 6 de novembro.

Um dos objetivos da exposição é despertar o interesse de futuros profissionais da área, em falta no Brasil. “Fórmulas e decorebas não tem nada a ver com os processos maravilhosos da química, que é tão presente na nossa vida”, comenta o professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP e coordenador do projeto na Estação Ciência/USP. “A química nos possibilita desenvolvimento econômico, novos remédios, roupas e paredes coloridas. Ela dá cor à nossa vida”, acrescenta.

Faça em casa

O suco de repolho roxo é um dos experimentos mais fáceis de fazer em casa. A cor do líquido vai mudar de acordo com a acidez do meio. O resultado vai divertir as crianças (elas deverão estar acompanhadas de um adulto na hora da brincadeira). Veja a receita: Bata o repolho roxo com água quente no liquidificador. Coe num filtro de café e despeje o caldo em um copo. Acrescente uma gotinha de limão. O que acontece, ele muda de cor? Coloque uma pastilha de antiácido estomacal. Depois acrescente vinagre. O que acontece, ele muda de cor de novo?

Serviço

A Estação Ciência fica aberta ao público de terça-feira a sexta-feira (8h as 18h) e também nos finais de semana e feriados (9h as 18h).

O ingresso custa R$ 4; estudantes pagam R$ 2. A entrada é gratuita no primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês. Professores, menores de seis anos e maiores de 60 anos não pagam. 

Escolas e grupos com pelo menos 15 pessoas devem agendar visita pelos telefones (11) 3672-5364 ou 3675-6889.

veja também