Exposição sobre vida e obra de Charles Chaplin abre nesta quarta

Exposição sobre vida e obra de Charles Chaplin abre nesta quarta

Atualizado: Quarta-feira, 19 Outubro de 2011 as 9:42

Com curadoria do francês Sam Strourdzé, uma exposição com abertura na noite desta quarta (19) no Instituto Tomie Ohtake exibe mais de 200 fotos, além de filmogramas, desenhos e cartazes em torno de Chaplin e da construção do "mito" que circunda sua imagem.

Em sua "primeira versão", o chamado "Carlitos" era apenas trapalhão de comédia pastelão. Aos poucos, foi ganhando os contornos do melancólico solitário que possui a dignidade de um cavalheiro, mas passa fome e usa sapatos esfarrapados visivelmente maiores que seu número.

Roy Export Company Establishment/NBC Photographie/Divulgação

Ele se tornaria o protagonista das grandes produções de fôlego rodadas por Chaplin nos anos 30 --"Tempos Modernos" e "O Grande Ditador" ou "Luzes da Cidade" (1931), seu grande filme de amor.

Graças à proximidade com a família de Chaplin, Stourdzé, hoje diretor do Musée de L'Elysée, em Lausanne (Suiça), foi um dos primeiros pesquisadores convidados a explorar o acervo dos documentos do ator e cineasta. A exposição que montou divide-se me quatro eixos principais: "A Criação de Carlitos", "Chaplin como Cineasta", "Da Fama ao Exílio" e "Fala Chaplin, Morre Carlitos".

CHAPLIN E A SUA IMAGEM

QUANDO abertura quarta (19), às 20h, para convidados. De terça a domingo, das 11h às 20h, até 27/11 ONDE Instituto Tomie Ohtake (av. Faria Lima, 201, tel. 0/xx/11/2245-1900) QUANTO grátis

veja também