Expresso Turístico inaugura rota para Mogi das Cruzes (SP)

Expresso Turístico inaugura rota para Mogi das Cruzes (SP)

Atualizado: Quarta-feira, 3 Junho de 2009 as 12

O Expresso Turístico começa a operar no domingo, 14 de junho, o trajeto entre as cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes. Os interessados percorrer a rota devem se informar no site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde são divulgadas as vagas. A aventura começa na Estação da Luz e os passageiros fazem uma viagem no tempo por uma das mais importantes ferrovias do País.

O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. São 174 poltronas, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores.

Antes de estrear a rota para Mogi das Cruzes, a CPTM já fazia a viagem entre a capital paulista e Jundiaí. A viagem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês responsável pelo impulso inicial ao desenvolvimento econômico do estado. Foi a primeira ferrovia de São Paulo e ligava Santos a Jundiaí, a fim de transportar principalmente o café produzido na região até o porto de Santos. Mais uma rota deve entrar em operação em breve: Paranapiacaba será o próximo destino do Expresso Turístico.

O passeio entre São Paulo e Jundiaí ocorre aos sábados às 8h30 e os turistas podem passar a tarde em um dos três roteiros da região: o cultural, o ecológico ou o circuito das frutas. Já a viagem entre a capital paulista e Mogi das Cruzes acontece aos domingos, com saídas no mesmo horário. Na cidade, os visitantes podem conferir o Circuito das Flores, o Parque da Neblina, a Feira de Artesanato e a secular igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Serviço

Viagem do Expresso Turístico para Mogi das Cruzes

Data: a partir de 14 de junho

Preço: R$ 28 por pessoa; grupos de até quatro pessoas tem desconto de 50% para a 2ª, 3ª e 4ª passagem

Horário: 8h30

Local: Estação da Luz - praça da Luz s/nº - Plataforma 4

Destino: Estação Mogi das Cruzes

Retorno a São Paulo: 18h

Informações: (11) 3226 4428 ou http://www.cptm.sp.gov.br/

veja também